Regularização fundiária de imóveis rurais abre ciclo de palestras
O presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Afonso Dalberto, abriu o ciclo de palestras na manhã desta quinta-feira (26)
O presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (INTERMAT), Afonso Dalberto, abriu o ciclo de palestras do 31º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis, na manhã desta quinta-feira (26), com o tema “Regularização fundiária de imóveis rurais”. A registradora de imóveis em Porto Esperidião/MT, Rosângela Poloni, foi a debatedora do painel.
Afonso Dalberto disse que o Estado de Mato Grosso, na maioria dos casos não notifica, ainda, os ocupantes de terras devolutas para chama-los à regularização. “O próprio ocupante, é que procura o Estado para regularizar suas áreas e lotes. O Estado por sua vez, regulariza as áreas devolutas utilizando dois instrumentos, regularização de ocupação e legitimação de posse”, apontou.
Segundo o presidente da Intermat, a regularização com esses dois instrumentos é tranquila. “O problema fundiário do Estado de Meto Grosso é organizar todo o emaranhado do cadastro fundiário já existente, desde as Sesmarias até hoje”, disse. Para ele, foi com o advento da Lei 10.267/2001, referente ao georreferenciamento, e da Certidão de Legitimidade de Origem que veio à tona a complexidade da situação fundiária em Mato Grosso.
Rosangêla Poloni disse que o tema está intimamente ligado ao seu ofício. Segundo ela, o início da sua atividade profissional como registradora de imóveis na região foi muito difícil, devido à situação fundiária do Estado. A debatedora defendeu a necessidade de uma legislação especifica sobre o assunto que permita o reconhecimento das ocupações.
O evento, realizado pelo IRIB com o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) e da Corregedoria - Geral de Justiça do Estado do Mato Grosso, segue até o próximo sábado (28/7).
Veja a galeria de imagens
Baixe o material da palestra
Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB
Em 26.7.2012
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
TJMA: Julga inconstitucional resolução que regulamentava criação de municípios
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório