Regularização Fundiária de Interesse Específico é segunda palestra de hoje
Painel teve como palestrante a registradora de imóveis em Atibaia/SP, Maria do Carmo de Rezende. O debatedor foi o advogado Renato Góes
A segunda palestra da manhã desta terça-feira (11/9) abordou a questão da “Regularização Fundiária de Interesse Específico”. Comandado pela vice-presidente do IRIB para o Estado de São Paulo e registradora de imóveis em Atibaia/SP, Maria do Carmo Rezende, o painel teve como debatedor o advogado e assessor da Secretaria Municipal de Habitação de São José do Rio Preto/SP, Renato Guilherme Góes. O XXXIX Encontro Nacional dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil é uma realização do IRIB e segue até a próxima sexta-feira (14/9).
A vice-presidente do IRIB para o Estado de São Paulo disse que a origem dos assentamentos irregulares deu-se de duas formas: ocupação (invasão de terreno como ocorre nas favelas) e parcelamento do solo irregular - implantados de forma diferente do que foram aprovados - e clandestino, que sequer foi aprovado. Por sua vez, a Lei 11.977/2009 trouxe espécies de regularização fundiária, divididas em ‘interesse social’, relativo ao parcelamento do solo e condomínio e ‘interesse específico’, que abrange o interesse especifico propriamente dito (art.61/62); condomínios (frações ideais) - art. 64 c/c art. 65,III) e inominada (assentamentos consolidados art. 71).
Uma das questões discutidas por Maria do Carmo está relacionada à expedição da licença ambiental, “Há uma lacuna na Lei 11.977/2009 quanto ao órgão que irá expedir a licença ambiental. Como há competência concorrente em matéria ambiental, deve-se examinar se há norma federal e estadual sobre o assunto”, recomendou.
O evento é realizado pelo IRIB com o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e da Associação de Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL).
Veja a galeria de imagens
Baixe o material da palestra
Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB
Em 11.9.2012
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
CSM/SP: Desapropriação judicial – modo originário de aquisição da propriedade. Continuidade – dispensa. Especialidade objetiva.
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- PL altera índice de produtividade da terra
- Repercussão Geral: STF cria 77 temas em 2024
- Novos precedentes do TJ-SP sobre a renúncia prévia a direitos sucessórios