Resolução nº 4399/2015 Bacen – Sistema de Registro e de Liquidação Financeira de Ativos
A referida Resolução prevê o “registro de informações” referentes às garantias constituídas sobre veículos automotores ou imóveis, relativas às operações de crédito, corrigindo texto anterior da Resolução nº 4.088/2012
O INSTITUTO DE REGISTRO IMOBILIÁRIO DO BRASIL - IRIB, por meio de seu presidente, vem respeitosamente informar aos seus associados e demais interessados da classe Registral Imobiliária que foi publicada, no DOU de 3/3/2015, a Resolução nº 4.399/2015, do Banco Central do Brasil (BACEN).
A referida Resolução prevê o “registro de informações” referentes às garantias constituídas sobre veículos automotores ou imóveis, relativas às operações de crédito, corrigindo texto anterior da Resolução nº 4.088/2012, que previa o próprio “registro das garantias”.
Lembramos que a alteração da Resolução BACEN nº 4.088/2012 pela Resolução nº BACEN 4.399/2015, decorre do que foi estabelecido pelo art. 63-A da Lei nº 10.931/2004 e pelo Decreto nº 7.897/2013, esclarecendo as características da atividade de registro e de liquidação financeira de ativos autorizada pelo Banco Central do Brasil ou em sistema mantido por entidade autorizada pelo Banco Central do Brasil a exercer a atividade de registro de ativos financeiros.
Por fim, extrai-se do comando normativo a preservação da missão constitucional do Registro de Imóveis, conforme estabelecido no art. 1º da Lei nº 6.015/73 e art. 1º da Lei nº 8.935/94, que asseguram ao registrador imobiliário, de forma exclusiva, a atribuição para o registro das garantias reais imobiliárias.
João Pedro Lamana Paiva
INSTITUTO DE REGISTRO IMOBILIÁRIO DO BRASIL
Presidente
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
G1: Em Petrópolis/RJ, 72 famílias recebem título de posse de suas casas
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Novos precedentes do TJ-SP sobre a renúncia prévia a direitos sucessórios
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.