Em 09/12/2024

Revista Exame publica artigo sobre tecnologia e seu impacto nos serviços notariais


Texto assinado pelo Vice-Presidente do CNB-SP aponta desafios a serem enfrentados pelos Cartórios.


O portal da revista Exame publicou ontem, 08/12/2024, artigo de autoria do Tabelião de Notas e Vice-Presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP), Andrey Guimarães Duarte, abordando os impactos trazidos pelos avanços tecnológicos nas Serventias Extrajudiciais, bem como as profundas transformações que ocorrerão nos Cartórios, além dos desafios a serem enfrentados.

Intitulado “Fim dos Cartórios? Como a tecnologia impacta os serviços notariais”, o texto de Andrey Duarte responde negativamente a questão posta, ressaltando, contudo, que o avanço tecnológico realizará profundas transformações nos serviços notariais, não se tratando de uma ameaça ao notariado, “mas uma aliada poderosa na modernização dos serviços prestados, sem comprometer a essência do que faz os cartórios indispensáveis: a segurança jurídica.

O artigo analisa o surgimento do e-Notariado, enfatizando que o sistema “potencializa nossa capacidade de entregar eficiência, acessibilidade e segurança em um mundo cada vez mais digital.” O Vice-Presidente do CNB-SP também ressalta “que a tecnologia realmente faz é nos desafiar a evoluir. Estamos vivendo uma revolução digital, e os cartórios não apenas acompanham esse movimento, mas lideram em muitos aspectos. A digitalização dos serviços, a integração de sistemas e o uso de inteligência artificial não reduzem a relevância dos tabeliães; pelo contrário, reforçam a importância de termos profissionais capacitados para garantir a solidez e a integridade jurídica de todas as transações.

Duarte ainda conclui que “a questão não é se a tecnologia vai acabar com os cartórios, mas como ela pode ser usada para fortalecer nossa missão. Tabeliães e tecnologia caminham lado a lado, adaptando-se às novas demandas da sociedade enquanto preservam os pilares da segurança jurídica.

Confira a íntegra do artigo.

Fonte: IRIB, com informações do portal da revista Exame.



Compartilhe