Secretaria do Patrimônio da União cede área para o Incra em Pernambuco
Parte dos moradores da localidade reivindicaram a área, pois havia 1.325 hectares do imóvel pertencente à União
A Superintendência Regional do Incra em Pernambuco assinou na sexta-feira 20, Contrato de Cessão de Uso, sob o regime de Concessão de Direto Real de Uso Gratuito, com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), parte do imóvel conhecido como Engenho Salgado, no município de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife.
A cerimônia ocorreu na sede da SPU em Pernambuco e contou com as presenças dos superintendentes do Incra e do SPU, Luiz Aroldo e Paulo Ferrari, do coordenador regional da Comissão Pastoral da Terra, Plácido Júnior , do presidente da Associação da Área de Mangue do Município de Ipojuca, Geraldo Hilário dentre outros representantes de trabalhadores e moradores da área.
O imóvel denominado Engenho Salgado fica no entorno das áreas da Usina Salgado e era por ela utilizada no plantio de cana-de-açúcar. Parte dos moradores da localidade reivindicaram a área, pois havia 1.325 hectares do imóvel pertencente à União. Foram repassados 310 hectares ao Incra mas, segundo Paulo Ferrari, a ocupação de toda a área da usina foi cancelada. “Houve muitos conflitos no imóvel. Inclusive a usina tentou impedir a instalação de luz elétrica nas casas dos moradores por parte do Governo Federal através do programa Luz para Todos”, afirmou Geraldo Hilário.
Na próxima quinta-feira 26, técnicos do Incra/PE se reunirão novamente com o SPU para traçar as estratégias de continuidade aos trabalhos de destinação da área. Ainda é necessário fazer georreferenciamento e certificar a área restante, por exemplo, antes do repasse.
Geraldo Hilário disse que a comunidade esperava ansiosa por este momento e completou dizendo que acompanhará pessoalmente o cadastramento das famílias que se iniciará na segunda-feira 30. Ainda segundo ele, hoje vivem cerca de 310 famílias na localidade.
Fonte: Incra
Em 20.9.2013
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Câmara dos Deputados aprova programa de compensação por serviços ambientais
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano