Em 21/03/2024

Seminário sobre o SERP será apresentado amanhã na CN-CNJ


Evento marcará o início das operações do SERP-JUD, versão do sistema voltada ao Poder Judiciário.


A Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CN-CNJ) promoverá amanhã, 22/03/2024, a partir das 9h30, o seminário intitulado “O Sistema Eletrônico do Registro Público e sua Regulamentação”. O evento, que será no formato híbrido e poderá ser acompanhado pelo canal do CNJ no YouTube, marcará o início das operações do SERP-JUD, versão do Sistema Eletrônico do Registro Público (SERP) voltada ao Poder Judiciário.

De acordo com a notícia publicada pela Agência CNJ, “também serão apresentados avanços no desenvolvimento da plataforma e o papel do agente regulador dos registros públicos, entre outros temas.

Veja a programação do seminário.

Conforme divulgado no Boletim do IRIB, o SERP-JUD é a versão do SERP destinada ao Poder Judiciário. Segundo a Agência CNJ de Notícias, “nesta etapa de lançamento do Serp-Jud, será possível aos tribunais acessarem os cartórios de registro de forma online e unificada, pedir certidões, realizar buscas, emitir mandados judiciais e visualizar histórico de pedidos.” Sobre os Registros de Imóveis, especificamente, a notícia destaca que, “a partir do lançamento do Serp-Jud, estarão disponíveis nos cartórios de registros de imóveis, as opções de certidão digital, visualização de matrícula, pesquisa prévia, e-Protocolo e penhora online.

Lançamento da obra “Sistema Eletrônico do Registro Público e sua Regulamentação”

Durante o seminário também será lançado um livro homônimo, que contou com artigos de diversos autores sob a coordenação do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Corregedor Nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão. A obra, publicada pela Editora Forense/Grupo GEN reúne artigos redigidos por magistrados, juristas, notários, registradores, acadêmicos e profissionais de Direito abordando o SERP. Segundo a editora, “o objetivo deste material é despertar reflexões sobre a importância do Serp e dos registros públicos no Brasil, evidenciando como são essenciais para a nossa sociedade e convidando o leitor a explorar o mundo dos registros públicos eletrônicos.” A obra, em formato impresso ou e-book, pode ser adquirida diretamente na loja virtual da editora ou pelo site da Amazon.

Assista ao seminário:

Fonte: IRIB, com informações da Agência CNJ de Notícias e do CNJ.



Compartilhe