Senado: Adiada votação de relatório da MP que muda limites de reservas ambientais no Pará
Além de alterar os limites do Parque Nacional do Rio Novo e da Floresta Nacional do Jamanxim, ambos localizados no Pará, a medida criou a Área de Proteção Ambiental do Jamanxim
Os parlamentares que integram a comissão mista que analisa a Medida Provisória (MPV) 756/2016 decidiram adiar por mais uma semana a votação do relatório, do deputado José Priante (PMDB-PA).
Além de alterar os limites do Parque Nacional do Rio Novo e da Floresta Nacional do Jamanxim, ambos localizados no Pará, a medida criou a Área de Proteção Ambiental do Jamanxim, a ser administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A alteração se deu para a construção da Ferrogrão, estrada de ferro que será usada para a exportação de grãos entre os estados de Mato Grosso e do Pará.
O senador Paulo Rocha (PT-PA) apoiou o adiamento.
— O fato de resolver por medida provisória já é uma situação que não respeitou todo esse processo de debate. E agora também o relatório não pode ser feito a toque de caixa. Acho que tem de dar um tempo — disse.
A MP estabelece ainda a regularização das áreas rurais ocupadas na Área de Proteção Ambiental. Já os imóveis rurais privados existentes no Parque Nacional do Rio Novo e na Floresta Nacional do Jamanxim devem ser desapropriados.
Presidente da comissão mista, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) afirmou que o relatório de José Priante faz justiça à população moradora dos locais atingidos pelas mudanças.
— O que nós estamos buscando aqui é manter parte da área de preservação, mas liberar a área que eles estão ocupando para que eles possam, não desenvolver atividade livre, mas dentro dos limites de uma Flona [Floresta Nacional], que eles possam trabalhar.
Das 15 emendas apresentadas à MP, 11 foram acatadas pelo relator. A comissão deve se reunir novamente na próxima semana.
Fonte: Rádio Senado
Em 5.4.2017
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Senado: Especialistas em direito urbano e cartórios criticam MP da regularização fundiária
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Penhora. Executado – cônjuge. Regime de bens – comunhão parcial. Meação – reserva.
- ONR investirá R$ 20 milhões para digitalizar acervo de Cartórios de cidades pequenas
- Resolução CNJ n. 609 de 19 de dezembro de 2024