Senado define composição das comissões permanentes
PSD e MDB ficam com mais comissões, 3 cada.
O Senado Federal elegeu, nesta quarta-feira (8), os indicados pelas lideranças dos blocos partidários para assumir a presidência e a vice-presidência das comissões permanentes da Casa para o biênio 2023-24. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), considerada a mais importante da Casa, será ocupada pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP).
Com o novo desenho do Senado, PSD e MDB ficaram com 3 comissões: Assuntos Econômicos (CAE); Educação, Cultura e Esporte (CE) e Meio Ambiente (CMA) estarão sob o comando do PSD. Já o MDB conduzirá os trabalhos da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).
O PT vai comandar as Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e Direitos Humanos (CDH). União Brasil também terá 2 comissões: Comissão de Agricultura (CRA) e Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Podemos, PDT e PSB terão uma comissão cada e ainda falta definir a liderança da Comissão Senado do Futuro (CSF).
Presidência e vice-presidência
Os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Mara Gabrilli (PSD-SP) foram eleitos presidente e vice-presidenta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Paulo Paim (PT-RS) e Zenaide Maia (PSD-RN), presidente e vice-presidenta, respectivamente, estarão a frente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
Os senadores Flavio Arns (PSB-PR) e Cid Gomes (PDT-CE) serão os próximos presidente e vice-presidente da Comissão de Educação (CE). A ex-jogadora de vôlei Leila Barros (PDT-DF) e Fabiano Contarato (PT-ES) estarão na presidência da Comissão de Meio Ambiente (CMA), na posição de presidência e vice, respectivamente. A Comissão de Infraestruturas (CI) será de responsabilidade do senador Confúcio Moura (MDB-RO).
O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) foi eleito presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Por sua vez, a Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) será presidida por Omar Aziz (PSD-AM).
Renan Calheiros (MDB-AL) foi eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCT) o senador Carlos Viana (Podemos-MG) estará à frente dos trabalhos. Os senadores Marcelo Castro (MDB-PI) e Cid Gomes (PDT-CE) vão comandar a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).
Sérgio Petecão (PSD-AC) e Jorge Kajuru (PSB-GO) serão os próximos presidente e vice-presidente da Comissão de Segurança Pública (CSP). A senadora Soraya Thronicke (União-MS) vai presidir a Comissão de Agricultura (CRA).
Fonte: Agência Brasil (Por: Pedro Lacerda/Edição: Marcelo Brandão/Foto: Roque de Sá).
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Pleno do TJAM suspende lei de Manaus que isenta templos religiosos de licenciamento ambiental
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano