STJ entende que citação na ação de cobrança basta para informar o devedor sobre a cessão de crédito
Decisão foi proferida pela Corte Especial e pacifica divergências entre Turmas.
A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao julgar os Embargos de Divergência em Agravo em Recurso Especial n. 1.125.139 – PR (EAREsp), entendeu, por maioria de votos, que a citação na Ação de Cobrança é suficiente para cumprir a exigência prevista no art. 290 do Código Civil, qual seja, dar ciência ao devedor sobre a cessão do crédito. Para o STJ, não há necessidade de o credor cessionário promover a notificação formal do devedor previamente à cobrança judicial. A decisão pacifica os entendimentos divergentes entre as Segunda, Terceira e Quarta Turmas do STJ.
De acordo com a notícia divulgada pelo STJ, a Segunda Turma entendeu que a cessionária não cumpriu a obrigação de notificar formalmente a devedora, pois a simples proposição do cumprimento de sentença não equivaleria à notificação exigida por lei, sendo necessária a ciência da cessão antes do início da cobrança judicial.
O acórdão teve como Relatora a Ministra Laurita Vaz, que apontou ser a finalidade do art. 290 do Código Civil informar ao devedor quem é seu novo credor e destacou que, a falta de notificação do devedor sobre a cessão do crédito não torna a dívida inexigível. Segundo a Ministra Relatora, “a partir da citação, o devedor toma ciência inequívoca sobre a cessão de crédito e, por conseguinte, a quem deve pagar. Assim, a citação revela-se suficiente para cumprir a exigência de cientificar o devedor da transferência do crédito.”
Fonte: IRIB, com informações do STJ.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Comissão da Câmara dos Deputados debaterá estabelecimento de teto nacional para registro de garantias de crédito rural
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Parcelamento do solo urbano. Desmembramento. Via pública – regularização. Infraestrutura urbana básica – ausência. Inviabilidade.
- Tokenização imobiliária: Mercado deve estar atento com o futuro da consulta pública da CVM para regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais
- CNMP regula atuação do MP em inventários com crianças, adolescentes e incapazes