Em 28/11/2018

Teaser do documentário sobre o SREI é apresentado durante palestra no Encontro Nacional do IRIB


Palestra “SREI – Registro de Imóveis eletrônico – 10 anos da Lei 11.977/2009 e o Projeto do CNJ” apresenta as experiências vividas durante a construção do registro de imóveis eletrônico


Florianópolis (SC) - Os participantes do XLV Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, realizado em outubro em Florianópolis (SC), assistiram a palestra “SREI – Registro de Imóveis eletrônico – 10 anos da Lei 11.977/2009 e o Projeto do CNJ” que foi apresentada pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP), Marcelo Martins Berthe, pelo presidente do Instituto de Registro Imobiliario do Brasil (IRIB) Sérgio Jacomino, pela engenheira mecatrônica Adriana Unger e pelo diretor de tecnologia do IRIB Flauzilino Araújo dos Santos. 
 
Na apresentação os palestrantes apresentaram suas experiências com o projeto que deu início à trajetória do registro eletrônico brasileiro e um teaser do documentário que irá contar essa história em detalhes.
 
“Participei dos primeiros estudos do registro eletrônico, na década de 1990, e do projeto do CNJ. E hoje, depois de 20 anos, começo a me sentir animado em perceber que há um clima de consenso, de conscientização para que o Brasil possa, finalmente, implantar o registro eletrônico”, comentou o desembargador Marcelo Martins Berthe.
 
Sérgio Jacomino ressaltou que a documentação produzida pode ser considerada um fato inédito, pois significa que o registro eletrônico está sendo construído a partir da planta.
 
“No momento que começamos a discutir o registro eletrônico, diversas questões começaram a ser levantadas, como a prioridade. Quem tem prioridade? quem está esperando o cartório abrir às 8h58 ou quem enviou o título de forma eletrônica às 8h57? No momento em que o registro eletrônico começa a surgir, uma série de paradigmas começa a ser quebrada. E é o momento que precisamos olhar para a legislação com outro olhar, pensando na razão da criação de cada regra. Nesse sentido, eu avalio o projeto como uma experiência única e podemos perceber que o modelo ainda está muito atual”, destacou Adriana Unger. 
 
O XLV Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil foi realizado em Florianópolis, capital de Santa Catarina, entre os dias 17 e 19 de outubro de 2018 e reuniu cerca de 300 participantes no Hotel Majestic Palace. 
 


Compartilhe