Titulares de cartório são empossados pelo vice-governador
Estado passa a contar com mais 363 tabeliães em 204 comarcas, segundo jornal Correio dos Lagos
O vice-governador Alberto Pinto Coelho empossou, nesta quarta-feira (24/08), 363 novos titulares de cartório, nomeados para 204 comarcas de municípios mineiros. Os tabeliães foram aprovados em concurso público realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado. A solenidade de posse foi realizada no auditório Juscelino Kubistchek, na Cidade Administrativa, e contou com a participação do presidente Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Cláudio Renato dos Santos Costa.
Em seu pronunciamento, Alberto Pinto Coelho destacou a importância da posse dos novos titulares de cartório para o Estado. “Estamos cumprindo o comando constitucional que, a partir de 1988, determinou que o ingresso na atividade notarial e de registro deve dar-se através de concurso público de provas e títulos”, afirmou o vice-governador.
Alberto Pinto Coelho ressaltou, ainda, que "a grande diretriz que orienta e guia o exercício do Governo do Estado de Minas Gerais, em todos os âmbitos da administração pública estadual, com o franco processo de modernização em curso, é a gestão regionalizada participativa, com rigorosa avaliação de resultados das políticas públicas e dos serviços prestados pelo Estado à população mineira".
O delegatório, Domingo Pietrangelo Ritondo, classificado em primeiro lugar, destacou o avanço que a realização do concurso representa para a sociedade.
“A Constituição determina, muito corretamente, que seja feito um concurso público. O concurso foi um avanço e com certeza vai melhorar a qualidade de serviço e o atendimento será melhor. Sempre é bom sangue novo para poder renovar e modernizar”, disse Ritondo.
Participaram da solenidade a secretária de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais, Maria Coeli Simões; a defensora pública geral do Estado de Minas Gerais, Andréa Tonet; o juiz auxiliar da Corregedoria Geral do Estado de Minas Gerais, Gilson Soares Lemes, representando o corregedor geral de justiça, desembargador Marcos Alvim Soares; e o superintendente da Escola Judicial Edésio Fernandes, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues.
Fonte: Correio dos Lagos
Em 26.08.2011
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
STJ: Vendedor que omitiu proteção a sítio arqueológico não responde por destruição posterior
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
 - Regularização fundiária
 - Registro eletrônico
 - Alienação fiduciária
 - Legislação e Provimento
 - Artigos
 - Imóveis rurais e urbanos
 - Imóveis públicos
 - Geral
 - Eventos
 - Concursos
 - Condomínio e Loteamento
 - Jurisprudência
 - INCRA
 - Usucapião Extrajudicial
 - SIGEF
 - Institucional
 - IRIB Responde
 - Biblioteca
 - Cursos
 - IRIB Memória
 - Jurisprudência Comentada
 - Jurisprudência Selecionada
 - IRIB em Vídeo
 - Teses e Dissertações
 - Opinião
 - FAQ - Tecnologia e Registro
 
Últimas Notícias
- Penhora. Depositário – nomeação. Requisito legal.
 - Integralização de capital social. Aquisição por sucessão hereditária. Parte ideal – indisponibilidade averbada. Restrição – cancelamento – necessidade.
 - Retificação de área e o provimento CNJ 195/25 – Grilagem de terras e controle da malha imobiliária – Parte 7
 
