TJ/AC: Comarca de Xapuri realiza o I Mutirão da Usucapião
Os julgamentos possibilitam o desenvolvimento local e a regularização fundiária
O I Mutirão do Usucapião foi realizado de 16 a 19 de abril na Comarca de Xapuri. A atividade atendeu a demanda local referente a conflitos agrários. O esforço do Juízo e da equipe da Vara Cível da unidade judiciária resultou na realização de 48 audiências, bem como a extinção e arquivamento de 17 ações.
Desse montante, 36 processos foram atendidos por meio de audiências de instrução e julgamento. Tarefa que envolveu a oitiva de 144 testemunhas, que compuseram o conjunto probatório dessas causas.
Por meio da conciliação, foi possível homologar 12 acordos. Nesse caso, foi solucionado o litígio entre posseiros e fazendeiro. O grupo consolidou a propriedade da área em que moravam, encerrando 16 processos.
O juiz de Direito Luís Pinto destacou que o impulso desses processos marca a promoção de celeridade processual pelo Poder Judiciário acreano, bem como promove o desenvolvimento local, já que a legalização da posse possibilita a regularização fundiária, de acordo com a Lei n° 13.465/17.
“Além de trazer paz social aos demandantes, com o acolhimento do pedido daqueles que preencheram todos os requisitos legais, a grande finalidade do mutirão é promover o desenvolvimento de Xapuri, pois com a procedência do usucapião, os autores poderão obter as escrituras públicas dos imóveis na Serventia Extrajudicial e com isso buscar recursos no mercado financeiro para financiar suas atividades produtivas”, assinalou o magistrado.
De acordo com o Juízo, está prevista a realização de um novo evento no mês de maio e a pauta do II Mutirão do Usucapião incluirá a demanda restante e a realização de mais 48 audiências.
Fonte: TJ/AC
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
CGJSP - RETIFICAÇÃO DE REGISTRO - IMPUGNAÇÃO. MUNICÍPIO. ESTADO - FAZENDA PÚBLICA ESTADUAL. RETIFICAÇÃO DE REGISTRO - FORO - COMPETÊNCIA. TERRAS DEVOLUTAS - DISCRIMINAÇÃO.
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Penhora. Executado – cônjuge. Regime de bens – comunhão parcial. Meação – reserva.
- ONR investirá R$ 20 milhões para digitalizar acervo de Cartórios de cidades pequenas
- Resolução CNJ n. 609 de 19 de dezembro de 2024