Em 26/09/2018
TJ/PI: Núcleo de Regularização Fundiária da CGJ-PI promove capacitação de mais de cem cartorários sobre o uso do Sigef e certificação do Geo
O Núcleo de Regularização Fundiária da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (NRF/CGJ-PI), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Piauí (Anoreg-PI), promovem, nesta quinta-feira (27.09), o Workshop “Capacitação dos Cartórios sobre o Uso do Sigef e Certificação do Geo”
O Núcleo de Regularização Fundiária da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (NRF/CGJ-PI), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Piauí (Anoreg-PI), promovem, nesta quinta-feira (27.09), o Workshop “Capacitação dos Cartórios sobre o Uso do Sigef e Certificação do Geo”. O evento, que acontece na sede do Núcleo (Rua Areolino de Abreu, nº 1643, Centro), a partir das 8h, tem como público-alvo mais de cem cartorários de Registros de Imóveis de todo o Piauí, engenheiros agrimensores, cartógrafos e agrônomos. A capacitação contará com a presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil, do vice-corregedor geral da Justiça, desembargador Luiz Gonzaga Brandão, e de autoridades nacionais na área de regularização fundiária.
Durante o encontro, serão debatidos temas como “Implementação do Sistema de Gestão Fundiária – Sigef”, “Passo a passo da certificação de imóveis atualmente adotado (Sigef)”, “A importância do ato de confirmação de registro pelo Oficiais de Registro de Imóveis” e “Titulação de Assentamentos e seus respectivos registros nos cartórios” e “Habilitações de perfil para uso do Sigef”.
Dentre os ministrantes e debatedores dos conteúdos, estão: Edioni Gomes da Costa, coordenador-geral de Regularização Fundiária do Incra; Miguel Pedro da Silva Neto, coordenador-geral da Cartografia do Incra; Ricardo de Araújo Costa Cunha, presidente do Comitê Regional de Certificação; César Augusto Cordeiro, chefe do Serviço de Cadastro Rural; Heliomar Rios, juiz titular da Vara Agrária; e Richard Torsiano, consultor do NRF/CGJ-PI.
Ainda durante a capacitação, está prevista a assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre Incra e Instituto de Terras do Estado do Piauí (Interpi) visando ao desenvolvimento comum de ações destinadas a agilizar os processos de regularização fundiária e de reforma agrária no estado do Piauí, especialmente por meio da criação da “Unidade Estadual de Cadastro”, para que o Interpi possa cadastrar imóveis no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR).
Fonte: TJPI
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
CNJ: Deficientes em concursos: decreto detalha regras de participação
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório