Em 14/11/2019
TJ/SC - Programa Lar Legal entrega mais 70 títulos de propriedade na comarca de Palhoça (SC)
TJSC entregou mais de 70 títulos de propriedades. Em 20 anos já foram mais de 20 mil títulos em todo o estado.
O programa Lar Legal, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), entregou na manhã desta quarta-feira (13/11) mais 70 títulos de propriedade a famílias do município de Palhoça, nos bairros Rio Grande I, Loteamento Karolini e Loteamento Barra do Aririu. Desde de que foi criado, há 20 anos, o TJSC já entregou mais de 20 mil títulos de propriedades urbanas consolidadas em todo o Estado. O programa se desenvolve mediante parceria do Judiciário catarinense com o Ministério Público do Estado, prefeituras municipais e associações de moradores e bairros.
Na cerimônia de entrega, realizada no auditório do fórum da comarca de Palhoça, além do desembargador Selso de Oliveira, coordenador do Lar Legal, estiveram presentes o desembargador Henry Petry Junior, corregedor-geral da Justiça; o desembargador Cid José Goulart Júnior, presidente do Tribunal Regional Eleitoral; o desembargador João Henrique Blasi; o juiz Andre Augusto Messias Fonseca; Aurélio Giacomelli da Silva, promotor de justiça; Antonio Vidal Pagani, secretário de Habitação e Regularização Fundiária; e Camilo Nazzareno Pagani Martins, prefeito municipal, entre outros.
"É emocionante ver as pessoas que ficaram décadas esperando por este momento. O programa significa dar cidadania". Para o corregedor, o Lar Legal só acontece pela conjugação de esforços do Tribunal de Justiça com seus parceiros de programa.
O Lar Legal cumpre o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana. Na Resolução n. 8, de 9 de junho de 2014, do TJSC, a função social do programa garante o direito de propriedade e o acesso à posse. O art. 1º determina "o reconhecimento do domínio sobre imóvel urbano ou urbanizado, integrante de loteamento ou desmembramento (fracionamento ou desdobro) não autorizado ou executado sem a observância das determinações do ato administrativo de licença". Além do coordenador do programa, desembargador Selso, atuam em todo o Estado os juízes cooperadores Liana Bardini Alves, Iolanda Volkmann e Fernando Seara Hickel.
Até o final do ano, o Lar Legal ainda vai entregar outros títulos de propriedade, como é o caso de Chapecó e outras cidades da região Oeste do Estado.
Fonte: TJ/SC
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Registro de Imóveis debate impacto das soluções tecnológicas e seus reflexos na atividade no XLVI Encontro do IRIB
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório