TJAC: Tribunal de Justiça implanta selo digital nos cartórios de Rio Branco
O Sistema possibilita a consulta dos atos por meio da Internet, que poderá ser feita pelo usuário ou qualquer interessado
A Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Acre iniciou neste mês de abril a implantação do Sistema "Selo Digital de Fiscalização" nos cartórios do Acre. O projeto piloto (fase de testes) envolve três serventias extrajudiciais da Capital: o 1º Tabelionato de Protesto de Títulos, o 1º Ofício de Registros das Pessoas Naturais e o Tabelionato de Notas e o 1º Ofício de Registro de Imóveis.
A evolução do selo físico para o digital busca garantir maior eficácia e segurança aos atos notariais e de registro, bem como subsidiar a fiscalização e recolhimento dos fundos de compensação e reaparelhamento do Judiciário Acreano.
O Sistema possibilita a consulta dos atos por meio da Internet, no site www.seloacre.com.br, que poderá ser feita pelo usuário ou qualquer interessado. Também proporciona a utilização de ferramentas para o acompanhamento e rastreamento dos atos notariais e de registro, bem como a confecção de relatórios para uma fiscalização eficaz por parte da Corregedoria Geral da Justiça (Coger).
A fase de testes, cuja finalização está prevista para o dia 8 de maio, visa fazer eventuais adaptações ao sistema, como também a definição dos critérios de transição. Finalizada essa etapa, o selo digital será implantado em todas as serventias extrajudiciais, de acordo com as disposições contidas no Provimento nº 03/2013, publicado na edição nº 4.895 do Diário da Justiça Eletrônico (f. 90) dessa quarta-feira (16).
O selo traz ainda outros benefícios, como a consulta de autenticidade do documento pelo cidadão; a redução do extravio, furto e danificação; a possibilidade de ser solicitado a qualquer momento; além de não ter problemas com o armazenamento e com a deterioração pelo tempo.
Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Coger, por meio do telefone (68) 3302-0465.
Fonte: TJAC
Em 18.04.2013
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Consultoria da AGU consolida entendimento sobre patrimônio da União em portaria
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano