Em 16/10/2013

TJAL: Atos notariais e registrais poderão ser consultados via internet


O sistema Integra Brasil permite o intercâmbio de informações entre os cartórios extrajudiciais e os órgãos do Poder Judiciário, através da internet e de certificação digital


Uma parceria entre a Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJ-AL), a Associação dos Notários e Registradores Alagoas (Anoreg-AL) e a Anoreg Brasil vai possibilitar a implantação no Estado do sistema Integra Brasil, que permite o intercâmbio de informações entre os cartórios extrajudiciais e os órgãos do Poder Judiciário, através da internet e de certificação digital.

A implantação do sistema nos cartórios alagoanos depende agora de uma análise técnica que está sendo concluída. O Estado de Sergipe foi o primeiro a utilizar o sistema, em 2011. O Integra Brasil também foi implantado no Amazonas e Rio Grande do Norte.

Com o Integra Brasil os atos notariais e registrais serão disponibilizados de forma eletrônica, possibilitando aos magistrados o acesso a solicitações de indisponibilidade de bens, informações relativas à instrução processual entre outras.

O sistema é uma ferramente importante para inibir a fraude dos selos e atos notariais, além de permitir celeridade na prestação jurisdicional e aproximar o Poder Judiciário das Serventias Extrajudiciais.
 

Fonte: TJAL

Em: 15.10.13



Compartilhe