Em 21/02/2013

TJAL: CGJ e Diati estudam implantação de sistema de integração entre os cartórios


Juiz auxiliar lembrou recomendação do CNJ quanto à virtualização


Buscando aprimorar a comunicação entre os órgãos ligados ao Poder Judiciário e promover uma melhor prestação jurisdicional, a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) vem estudando, com o auxílio da Diretoria Adjunta de Tecnologia (Diati) do Tribunal de Justiça de Alagoas, novas ferramentas, como foi o caso do Extrajus, que tem possibilitado a emissão, na Capital, de alvarás de soltura pela internet.

Em reunião ocorrida nesta quarta-feira (20), Túlio José, da Diati, apresentou ao juiz auxiliar Domingos Neto e a secretária da CGJ, Karla Quintiliano um esboço da ferramenta que visa integrar as informações, por meio da internet, entre as Serventias Extrajudiciais do Estado. Na oportunidade, Túlio também falou sobre o sistema de requisição de informações, que será utilizado junto a órgãos como as Polícias Civil e Militar e a Superintendência de Administração Penitenciária (Sgap).

"Tudo que for físico vai ser virtualizado, de acordo com a recomendação do Conselho Nacional de Justiça. Com essa nova ferramenta, pretendemos integrar as informações entre os cartórios. Assim, registros de imóveis, notas e protestos poderão ser consultados pela internet. Posteriormente, a ferramenta será apresentada aos notários e registradores do Estado", disse Domingos Neto.

Foi discutida ainda, a criação de uma comissão de replicadores, treinados pela Diati, para promover treinamento acerca do uso do Extrajus nas Comarcas do interior, bem como a elaboração de um cronograma de atividades.

Fonte: TJAL
Em 21.02.2013



Compartilhe

  • Tags