TJDFT correiciona três cartórios extrajudiciais neste mês
Devem ser vistoriados e analisados livros físicos e eletrônicos das referidas serventias extrajudiciais, bem como suas instalações físicas e o atendimento prestado ao usuário
A Corregedoria do TJDFT, por meio da Coordenadoria de Correição e Inspeção Extrajudicial - COCIEX, inicia, a partir da próxima segunda-feira, 7/3, a correição de mais três cartórios: o 8º Ofício de Registro de Imóveis do Distrito Federal, em Planaltina; o 7º Ofício de Notas, em Samambaia; e o 9º Ofício de Notas e Protesto de Títulos, no Gama. A iniciativa observa a Portaria GC 24/2016, que dispõe sobre as correições nos serviços notariais e de registro do Distrito Federal.
Na ocasião, devem ser vistoriados e analisados livros físicos e eletrônicos das referidas serventias extrajudiciais, bem como suas instalações físicas e o atendimento prestado ao usuário. O primeiro serviço a ser inspecionado, nos dias 7 e 8/3, é do 8º Ofício de Registro de Imóveis do Distrito Federal. Em seguida, a correição chega ao 7º Ofício de Notas, em 14 e 15/2. Por fim, o último serviço notarial a ser correicionado durante o mês de março é do 9º Ofício de Notas e Protesto de Títulos, nos dias 28 e 29/3.
O objetivo da correição é inspecionar e acompanhar o bom desempenho das atividades cartorárias e, também, verificar a regularidade e a legalidade da atividade notarial e registral. O trabalho é feito conforme o Manual de Procedimentos elaborado pela Corregedoria, que observa também a legislação referente à matéria e as normas procedimentais do TJDFT.
A Portaria GC 24 de 1/3/2016 determina, além das datas já mencionadas, a necessidade de a correição ser acompanhada pelo Oficial Titular ou seus prepostos, a fim de que prestem esclarecimentos a respeito do andamento e regularidade dos serviços e rotinas de trabalho. Fixa, ainda, o prazo de quinze dias, contado do encerramento das correições, para encaminhamento de relatório dos trabalhos à Corregedoria.
Fonte: TJDFT
Em 2.3.2016
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegação de Notas e de Registro de MG
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano