TJMA: Novos cartorários participam de capacitação
Os recém-nomeados atuarão como serventuários da Justiça em sete cartórios
Sete novos cartorários recém-nomeados por meio de concurso de outorga de delegação de serviços notariais e registrais participam de capacitação no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Eles atuarão como serventuários da Justiça em sete cartórios, sendo seis do oficio de notas e protestos na capital, e um na comarca de Santa Inês.
O treinamento é coordenado pela Diretoria do Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento do Judiciário (Ferj). A diretora do órgão, Celerita Dinorah de Carvalho, apresentou a sua equipe de trabalho, deu boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância da qualidade na prestação de serviço dos cartórios, além do rigor na emissão de documentos.
A capacitação aborda sobre o histórico do Ferj, legislação, rotinas administrativas e sistemas de informação. Os temas são expostos por servidores do setor.
Para a cartorária do 2º ofício de Santa Inês, Luciana Castelo Branco, o curso serve como suporte para a aplicação da Lei de Custas e melhoria no atendimento à população.
O substituto do 2º ofício de Ribamar, Clemilson Moura, falou aos cartorários sobre o amparo legal para o exercício da profissão e a constante preocupação quanto ao cumprimento das formalidades para emissão de documentos, diante de possíveis falsificações.
AUDIÊNCIA PÚBLICA – A posse dos cartorários que participam da capacitação foi autorizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e a audiência pública de escolha das serventias vagas no Estado, ocorrerá no dia 21 de junho, no plenário do Tribunal de Justiça, às 15h, em conformidade com o item 14.1 do Edital 001/2011.
Fonte: TJMA
Em 14.6.2013
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
“A relevância e o prestígio do serviço extrajudicial, em um futuro próximo, dependem do que está sendo construído neste exato momento”
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Repercussão Geral: STF cria 77 temas em 2024
- Novos precedentes do TJ-SP sobre a renúncia prévia a direitos sucessórios
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.