Em 13/09/2011

TJMS: Ivinhema será a 24ª Comarca Digital de MS


Novos processos passarão a ser digitais, com peticionamento exclusivamente eletrônico


Uma semana após a implantação do processo digital em Costa Rica, nesta segunda-feira, dia 12 de setembro, Ivinhema se tornará a 24ª Comarca Digital de Mato Grosso do Sul. A partir desta data, todos os novos processos passarão a ser digitais desde seu início, com peticionamento passando a ser exclusivamente eletrônico.

A implantação do processo digital no interior do Estado está em ritmo acelerado, devendo chegar até o fim deste ano com mais da metade das comarcas de MS fazendo uso da nova tecnologia para a tramitação de processos. O Poder Judiciário sul-mato-grossense desponta no cenário nacional, pioneiro na adoção do formato digital e também da digitalização de comarcas.

No início de setembro, outro marco para o Estado foi a realização do primeiro júri digital do país. O feito foi realizado pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, no julgamento ocorrido no dia 2. Não houve papel, jurados, advogados, promotores, juiz e demais presentes visualizavam o processo por meio de notebooks e por um telão projetado no auditório do Tribunal do Júri.

Com a digitalização de Ivinhema, mais de 44% das comarcas do Estado serão digitais. Além disso, serão ao todo 36 comarcas que já trabalham com a versão mais atual do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), o PG5, que permite, dentre outras facilidades, a tramitação eletrônica de processos.

Fonte: TJMS

Em 13.09.2011



Compartilhe