Em 01/09/2011

TJPA: Reunião aborda o projeto de modernização dos cartórios de registros de imóveis na Amazônia Legal


Para viabilizar o projeto, serão criados laboratórios avançados para recuperação dos documentos


Mais de 100 cartorários de serventias extrajudiciais participaram, nesta quarta-feira, 31, de reunião organizada pela Corregedoria de Justiça das Comarcas do Interior, que teve o objetivo de informar à classe sobre o projeto do Conselho Nacional de Justiça referente à modernização dos cartórios de registros de imóveis da Amazônia Legal. A reunião foi presidida pela corregedora de Justiça das Comarcas do Interior, desembargadora Maria de Nazaré Gouveia dos Santos, e contou com a participação dos juízes auxiliares da CJCI, Kátia Parente Sena e Cristiano Arantes, além dos secretários de Administração e Planejamento do Tribunal de Justiça do Pará, Antônio Álvaro Brito e Sueli Azevedo, e do presidente do Colégio Registral da Amazônia Legal, Cleomar Moura.

O projeto de modernização dos cartórios visa a conservação, restauração e digitalização do acervo dos cartórios de registro de imóveis do Pará e de outros Estados da Amazônia Legal, e tem como parceira a Fundação Biblioteca Nacional. Para viabilizar o projeto, serão criados laboratórios avançados para recuperação dos documentos.

A corregedora também informou aos cartorários sobre a série de encontros que o Tribunal de Justiça fará tendo como tema a questão cartorária. O I Seminário de Direito Notarial e Registral do Tribunal de Justiça do Estado do Pará está agendado para ocorrer no Pólo de Santarém, nos próximos dias 15 e 16 de setembro. A desembargadora Nazaré Gouveia informou que o seminário percorrerá vários pólos judiciários de forma a atender a todas as Comarcas. O segundo seminário deverá ser realizado ainda neste ano, no Pólo Judiciário de Marabá.

Fonte: TJPA

Em 01.09.2011



Compartilhe