Em 03/08/2011

TJPE julga 95% das ações de desapropriação referentes à Ferrovia Transnordestina


No total, são 28 comarcas e 36 varas envolvidas no processo


O esforço do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para agilizar o andamento das ações de desapropriação referentes à Ferrovia Transnordestina tem surtido efeito. Dos 1.921 processos que ingressaram na Justiça estadual desde 2009, 1.825 já foram solucionados. Um percentual de resolução de 95%.

Para o presidente do TJPE, desembargador José Fernandes de Lemos, a magnitude do projeto da ferrovia justifica o empenho de todos os pernambucanos em prol da aceleração da obra. “O Poder Judiciário está contribuindo de uma forma direta e efetiva, conclamando os juízes e os cartórios para que facilitem o processo de desapropriação no que diz respeito à celeridade no trâmite das ações”, afirmou.

O trabalho, iniciado em 2009, conta com a integração dos magistrados responsáveis por todas as comarcas abrangidas pela extensão territorial da Transnordesina. No total, são 28 comarcas e 36 varas envolvidas no processo. De todos os municípios, Flores foi o que mais teve ações de desapropriação referentes ao assunto. Foram 190 processos até o momento.

A execução da ferrovia depende da imissão de posse do Estado das áreas de terras desapropriadas pelo Judiciário. Em evento da Câmara Americana de Comércio, realizado no dia 28 de julho, o diretor de Negócios da Transnordestina, Marcello Marques, falou do ritmo das desapropriações nos estados de Pernambuco e Ceará. Ele informou que o cronograma do Ceará encontra-se ameaçado, devido à velocidade nas desapropriações de imóveis no traçado da estrada de ferro.

Em Pernambuco, o trecho que liga Eliseu Martins, no Piauí, ao município de Arcoverde está mais adiantado que o trecho Arcoverde/Suape. Com isso, a distribuição de cargas que seria 40% Pecém, no Ceará, e 60% Suape, em Pernambuco, deve escoar, no período inicial da operação, 100% por Suape.

Fonte: TJPE
Em 03.08.2011



Compartilhe