Em 09/02/2012

TJRJ: Corregedoria lança cartilha sobre serviços dos cartórios extrajudiciais


O material foi elaborado com a finalidade de esclarecer dúvidas sobre os tipos de serviços extrajudiciais


A Corregedoria Geral da Justiça lançou nesta quarta-feira, dia 8, a Cartilha de Serviços Notariais e Registrais – noções básicas para o dia a dia do cidadão. O material foi elaborado com a finalidade de esclarecer dúvidas sobre os tipos de serviços extrajudiciais e oferecer informações sobre Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro de Imóveis, Ofício de Notas e Protesto de Títulos.
 
O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, prestigiou a solenidade juntamente com o corregedor-geral da Justiça, desembargador Antonio José Azevedo Pinto; a diretora-geral da Escola da Magistratura, desembargadora Leila Mariano; o desembargador Antonio Siqueira, os juízes auxiliares da Corregedoria Sérgio Ricardo de Arruda Fernandes e Adriana Lopes Moutinho e, representando a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio (Anoreg/RJ), José Antonio Marcondes.
 
“Este evento visaapresentar uma ferramenta que se destina a um fim: difundir o exercício da cidadania. A cartilha tem como objetivo levar a todos os cidadãos, de maneira simples, noções básicas acerca dos serviços extrajudiciais”, explicou o juiz Sérgio Ricardo, que agradeceu a toda equipe da Corregedoria pela elaboração do projeto e apresentou a cartilha aos presentes.
 
Em seguida, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Antonio José Azevedo Pinto, ressaltou que a tarefa da administração do Tribunal, com a ajuda dos notários e registradores, é tornar a Justiça mais acessível e visível para todos.
 
“Essa cartilha é voltada para as comunidades onde há a necessidade das ações sociais do Poder Judiciário se fazerem presentes. Com a Corregedoria e a Presidência do TJRJ trabalhando irmanadamente, é possível chegarmos cada vez mais à sociedade”, disse o corregedor.
 
O presidente Manoel Alberto também destacou a importância da cartilha. “Através de uma linguagem acessível para o leigo, traz todas as informações preciosas que alguém precisa saber em relação a sua vida civil. Gostaria de parabenizar a Corregedoria pela iniciativa que é extremamente útil para o exercício da cidadania”, concluiu.
 
A distribuição da cartilha ocorrerá durante ações sociais promovidas pelo TJRJ e já está disponível no site da Corregedoria vatravés do link http://cgj.tjrj.jus.br/documents/1017893/1232912/cartilha_cartorios_livreto.pdf

Fonte: TJRJ
Em 9.2.2012



Compartilhe

  • Tags