TJRO apresenta futuro sistema de correições extrajudiciais para TJ de Tocantins
Sistema Chanceler possibilitará a correição extrajudicial virtual.
“Chanceler” substituirá o Sistema de Gerenciamento Extrajudicial (SigExtra) da CGJ-RO
A Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ-RO) se reuniu na tarde de quarta-feira, 25 de agosto, com o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), para apresentar o Sistema Chanceler, que futuramente possibilitará a correição extrajudicial virtual.
O Sistema Chanceler é uma iniciativa da CGJ-RO que substituirá o Sistema de Gerenciamento Extrajudicial (SigExtra). A plataforma está sendo desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia, Informação e Comunicação (STIC), do TJRO e terá como principal premissa o acesso remoto a todos os atos praticados pelas serventias extrajudiciais.
A proposta inicial contempla a instituição de uma ferramenta para a realização de correições extrajudiciais com a possibilidade de acesso ao acervo digital das serventias extrajudiciais. Trata-se da possibilidade de ampliar o poder fiscalizatório das atividades notariais e de registro.
O juiz auxiliar da CGJ-RO, Fabiano Pegoraro, destacou o acompanhamento diário do sistema. “A ideia de aprimorar o método de correição vem de longa data, com algumas serventias como piloto e a pandemia veio acelerar esse processo.” complementou o juiz.
O Coordenador Extrajudicial do TJTO, Wagner José, compartilhou a necessidade de ter um sistema onde a fiscalização online seja possível e permanente. Além disso, destacou a vontade da equipe de que seja criado um projeto de sistema para guardar o acervo em backup, a fim de evitar perdas e projetar um painel que dispararia se surgisse alguma fraude no sistema.
Segundo o servidor, as ideias ficaram de canto em decorrência da pandemia. Entretanto, quando o departamento soube do trabalho que o TJRO desenvolve, surgiu a possibilidade de criar esse encontro onde puderam compartilhar experiências, conhecimentos, ideias e informações. Toda a equipe, tanto do TJTO como do TJRO, concordaram em manter contato para contribuir um com o outro em mais ideias que possam somar no desenvolvimento dos sistemas.
O Sistema Chanceler está previsto para estrear em setembro, após dois meses de teste. A transição do Sigextra para o novo sistema será gradual.
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do TJRO.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Notários e registradores recebem do TJSE curso de Mediação Judicial
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório