Em 03/07/2014

TJRS e Registro de Imóveis de Porto Alegre celebram convênio


O ato tem como objetivo permitir o resgate de documentos históricos do Poder Judiciário


O Tribunal de Justiça e o Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre firmaram convênio no dia 26/6, para estabelecer intercâmbio de colaboração no desenvolvimento de atividades de pesquisa e difusão cultura em temas de mútuo interesse.

O presidente do TJRS, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, destacou a importância do acordo, que permitirá o resgate de diversos eventos históricos. "Uma instituição sem história não tem como deixar um legado, por isso este momento se reveste de grande importância. O convênio representa o fortalecimento da função de prestação de serviço à comunidade, por meio do resgate de documentos de grande teor histórico", disse.

De acordo com o oficial do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre e vice-presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva, a serventia dispõe de inúmeros documentos de inestimável valor histórico. “Levantamos, nos arquivos, por exemplo, a história do registro do terreno, onde se situa atualmente o Palácio da Justiça”, referindo-se à pesquisa inicial já entregue ao Memorial do Judiciário.
 

                                         (Foto: Eduardo Nichele)

Participaram ainda da assinatura o coordenador do Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul , desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, além dos servidores da instituição, Mary da Rocha Biancamano, Sabrina Lindemann e João Batista Santafé Aguiar e o gestor de Serviços Registrais da 1ª Zona de Porto Alegre, Pércio Brasil Álvares.

Fonte: TJRS, com alterações

Em 1.7.2014



Compartilhe