TJRS: Iniciativa da Justiça busca regularizar posse de áreas e loteamentos sem burocracia
Confira artigo do vice-presidente do IRIB pelo RS, João Pedro Lamana Paiva, a respeito do tema
A Corregedoria-Geral da Justiça lançou a quarta edição do More Legal, iniciativa que busca legalizar, com o mínimo de burocracia, a situação de quem reside em áreas irregulares. O projeto, em funcionamento desde 1995, sofreu algumas adaptações nesta edição para se adequar ao programa Minha Casa Minha Vida (Lei nº 11.977/09) e à Lei nº 11.481/07, mantendo seu espírito de flexibilização na comprovação documental para a aquisição da propriedade.
A partir do More Legal, mais de 1 mil pessoas puderam regularizar a sua moradia no ano passado, apenas em Sapucaia do Sul. Para a Juíza Raquel Marly Cabeleira Alvarez Schuch, que atuou na iniciativa em 2010, trata-se de uma contribuição social do Judiciário no sentido de promover a cidadania. Ressaltou que a regularização da propriedade traz mais segurança, tranquilidade e dignidade para o cidadão.
De acordo com o Registrador Público da Comarca de Sapucaia e vice-presidente do IRIB pelo Rio Grande do Sul, João Pedro Lamana Paiva, trata-se de um processo rápido, que beneficia aqueles que já têm a posse irreversível do terreno, mas não o título, que é feito em cartório. Salienta que partir do registro, é possível realizar a venda, construção ou hipoteca da área.
Regularização
O pedido de regularização da área deve ser feito junto ao Cartório de Registro Imobiliário que remeterá, caso a documentação esteja em ordem, à Vara da Direção do Foro, no Interior do Estado, ou à Vara dos Registros Públicos, em Porto Alegre. Após manifestação do Ministério Público, o Juiz decide se é possível proceder à realização do registro.
Nos casos em que a regularização fundiária é considerada de interesse social, reconhecida por lei municipal, não são cobradas custas ou emolumentos notariais ou de registro.
O More Legal IV foi instituído pelo Provimento nº 21/2011-CGJ, publicado no Diário da Justiça Eletrônico do dia 19/7/2011.
Principais novidades introduzidas na CNNR
O Boletim Eletrônico publicou artigo comentado sobre as atualizações do projeto “More Legal” de autoria do registrador João Pedro Lamana Paiva. O documento destina-se a sumarizar e ressaltar as principais alterações. Leia aqui.
Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB com informações do TJRS
Em 18.08.2011
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Prazo de entrega da Declaração do Imposto Territorial Rural começa segunda-feira
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório