TJSC: Regularização Fundiária promove entrega de escrituras para 246 famílias em Caçador
O Programa de Regularização Fundiária de Assentos Urbanos é um processo de intervenção pública que tem por objetivo legalizar áreas urbanas ocupadas em desconformidade com a legislação ambiental, urbanística, civil e registral
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins participou, no dia 26.10, em Caçador da solenidade de entrega de escritura pública de terreno para 246 famílias no distrito de Taquara Verde, em decorrência do Programa de Regularização Fundiária - Lar Legal, fruto de trabalho conjunto entre Judiciário, Governo do Estado - através da Cohab/SC e da Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) - Prefeitura de Caçador, Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e Ministério Público.
O evento aconteceu no pavilhão da Igreja Católica Santo Antônio, e contou com a presença do governador, Raimundo Colombo; do presidente da Alesc, deputado Gelson Merísio; do procurador-geral de Justiça, Sandro José Neis; do prefeito de Caçador, Beto Comazetto; do desembargador Lédio Rosa de Andrade; e do juiz André Milani.
O Programa de Regularização Fundiária de Assentos Urbanos é um processo de intervenção pública que tem por objetivo legalizar áreas urbanas ocupadas em desconformidade com a legislação ambiental, urbanística, civil e registral (loteamentos irregulares e clandestinos), cujos moradores não possuem o reconhecimento formal de sua posse, ou seja, o título de propriedade emitido pelo cartório de registro de imóveis. Em Santa Catarina, o programa foi instituído pela Resolução n. 11/2008 do Tribunal de Justiça e denominado "Programa Lar Legal", cujo Termo de Cooperação Institucional foi assinado em 3 de novembro de 2011, com a participação do Poder Judiciário, Ministério Público, Poder Legislativo, Poder Executivo e Municípios (com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Caçador).
Fonte: TJSC
Em 27.10.2015
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
MPF/SE: Justiça determina derrubada de quiosque às margens do Rio São Francisco
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório