TRF2 autoriza a imissão da União na posse de faixa de areia da Praia das Conchas, em Cabo Frio
A decisão se deu após análise de agravo de instrumento interposto pela proprietária do comércio, que pretendia suspender a liminar de primeiro grau
O desembargador federal Aluísio Gonçalves de Castro Mendes, decidiu manter liminar da 1ª Vara Federal de São Pedro da Aldeia, que autoriza a imissão da União na posse de faixa de areia na Praia das Conchas, localizada em Cabo Frio/RJ, que foi ocupada por um quiosque. A decisão do magistrado se deu após análise de agravo de instrumento interposto pela proprietária do comércio, que pretendia suspender a liminar de primeiro grau. O mérito da questão ainda será julgado.
De acordo com os autos, a proprietária alegou que obteve autorização para construção de quiosque no local. Além disso, ponderou ser discutível a classificação do local como sendo terreno da Marinha. Por fim, afirmou que as atividades realizadas no quiosque são para sustento da família e que, com a imissão haveria risco de deterioração de móveis e demais pertences.
Aluísio Mendes destacou, em sua decisão, que o uso irregular da área foi devidamente notificado a comerciante em 2005: "As irregularidades em questão ensejariam não só a instauração de procedimento administrativo junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU), como também a de Inquérito Civil Público, onde se apura, justamente, a irregularidade na exploração econômica do local, com a construção de quiosques na faixa de areia e estacionamentos, em local que integra área de preservação permanente na Praia das Conchas", ressaltou.
Clique para ler o inteiro teor da decisão
Proc.: 2013.02.01.003679-0
Fonte: TRF2
Em 7.5.2013
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Corregedoria: 60 cartórios extrajudiciais já contam com adesão total ao selo eletrônico
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório