Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro inaugura Cartório Unificado Cível em Niterói
“Super Cartório” permite que cartórios cíveis trabalhem em conjunto
O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Luiz Zveiter, inaugurou, dia 14.01, o Cartório Unificado Cível no município de Niterói. A nova serventia agrega as 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Varas Cíveis da comarca.
“É uma honra muito grande inaugurar o Cartório Unificado, pois estamos colocando em prática uma idéia, um sonho. Toda idéia que vem mudar uma mentalidade de muitos anos sofre certa resistência. A mentalidade do Judiciário era de que todo problema que ocorria era devido à falta de funcionário. Na verdade, o que falta é organização e metodologia de trabalho”, destacou o desembargador Luiz Zveiter, acrescentando que este é um plano piloto e, se der certo, será implementado nas demais serventias do Estado.
No “super cartório”, como é chamado pelos funcionários, já está em funcionamento o processo eletrônico judicial para as novas ações ajuizadas. Os processos em papel que estão em andamento também serão digitalizados e, conseqüentemente, migrarão para o processamento eletrônico. Atualmente, o Cartório Unificado reúne 60 mil processos em seu acervo.
Com essa reestruturação, os cartórios cíveis passarão a trabalhar em conjunto, facilitando o dia-a-dia dos serventuários, além de proporcionar maior efetividade, celeridade e eficiência dos andamentos dos feitos. O Cartório Unificado terá um juiz, entre os titulares das varas reunidas, que irá exercer a função administrativa, sem prejuízo de sua atribuição judicante.
A escolhida foi a juíza Rose Marie Pimentel Martins, titular da 1ª Vara Cível de Niterói, que vai administrar a serventia com a ajuda de um gestor, que será responsável pela Administração Geral da Serventia, e dos chefes de serviço dos Núcleos de Processamento. Os demais magistrados serão responsáveis apenas pelo julgamento dos processos distribuídos para suas respectivas varas.
São quatro Núcleos de Processamento: o 1º cuida da distribuição da ação até a citação válida e das cartas precatórias; o 2º da resposta do réu até a publicação da sentença; o 3º da administração do recurso de apelação até a remessa ao 2º grau e dos inventários; e o 4º do cumprimento da sentença, das execuções extrajudiciais e falências.
O Cartório Unificado Cível da comarca de Niterói funciona na Rua Visconde de Sepetiba, 519, 5º andar, no Centro. Estavam presentes na solenidade o futuro presidente do TJRJ, desembargador Manoel Alberto Rebelo dos Santos; o presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio (AMAERJ), desembargador Antonio Siqueira; a desembargadora Norma Suely Fonseca Quintes; o juiz dirigente do 2º NUR, Antonio Augusto de Toledo Gaspar; o diretor do Fórum de Niterói, juiz Alexandre Eduardo Scisinio; e os juízes auxiliares da Presidência Fábio Porto e Murilo Kieling; entre outras autoridades.
	Fonte: Poder Judiciário Estado do Rio de Janeiro
	Em: 14.01.2001
	 
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Certidão Negativa On-line completa um mês de funcionamento no Mato Grosso do Sul
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
 - Regularização fundiária
 - Registro eletrônico
 - Alienação fiduciária
 - Legislação e Provimento
 - Artigos
 - Imóveis rurais e urbanos
 - Imóveis públicos
 - Geral
 - Eventos
 - Concursos
 - Condomínio e Loteamento
 - Jurisprudência
 - INCRA
 - Usucapião Extrajudicial
 - SIGEF
 - Institucional
 - IRIB Responde
 - Biblioteca
 - Cursos
 - IRIB Memória
 - Jurisprudência Comentada
 - Jurisprudência Selecionada
 - IRIB em Vídeo
 - Teses e Dissertações
 - Opinião
 - FAQ - Tecnologia e Registro
 
Últimas Notícias
- Penhora. Depositário – nomeação. Requisito legal.
 - Integralização de capital social. Aquisição por sucessão hereditária. Parte ideal – indisponibilidade averbada. Restrição – cancelamento – necessidade.
 - Retificação de área e o provimento CNJ 195/25 – Grilagem de terras e controle da malha imobiliária – Parte 7
 
