TRT9 determina penhora do direito de uso de terreno da União em Paranaguá
A penhora deverá garantir o pagamento de verbas trabalhistas a um controlador de carga e descarga, demitido sem justa causa em abril de 2002
A Seção Especializada do TRT do Paraná determinou a penhora sobre os direitos de posse, uso e gozo de um terreno de marinha, de propriedade da União, que estavam concedidos à Sul Americana Serviços Aduaneiros Ltda. A penhora deverá garantir o pagamento de verbas trabalhistas a um controlador de carga e descarga da cidade de Paranaguá, demitido sem justa causa em abril de 2002.
A decisão dos desembargadores, da qual cabe recurso, modificou a sentença de primeiro grau, que havia negado o pedido de penhora por ausência de autorização federal. Ao manifestar-se no processo, a União justificou a recusa da permissão sob a alegação de que o imóvel fazia parte de área de marinha.O trabalhador argumentou que a Sul Americana Serviços Aduaneiros Ltda - sucedida pela Paoli Import Ltda - ocupa o imóvel há mais de cinquenta anos. Ao analisarem o caso, os desembargadores observaram que, de acordo com o artigo 64 do Decreto lei nº 9760/1946, os bens imóveis da União não utilizados em serviço público poderão, qualquer que seja a sua natureza, ser alugados, aforados ou cedidos. Não se trata da penhora do imóvel, que é um bem público e, portanto, impenhorável, mas de penhora sobre o domínio útil e eventuais benfeitorias realizadas no terreno de marinha, que é perfeitamente admissível.
Para acessar o conteúdo completo da decisão referente ao processo de nº 00928-2002-322-09-00-7, cliqueAQUI.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
TJDFT: Imóvel entregue com metragem inferior à contratada gera dever de indenizar
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Parcelamento do solo urbano. Desmembramento. Via pública – regularização. Infraestrutura urbana básica – ausência. Inviabilidade.
- Tokenização imobiliária: Mercado deve estar atento com o futuro da consulta pública da CVM para regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais
- CNMP regula atuação do MP em inventários com crianças, adolescentes e incapazes