Vice-presidente do IRIB participa de evento internacional sobre Direito Registral Imobiliário
João Pedro Lamana Paiva apresentou o tema “Registro eletrônico”, no XXVII Encontro do Comitê Latinoamericano de Consulta Registral, no Equador
Começou, no dia 21/7, o XXVII Encontro do Comitê Latinoamericano de Consulta Registral, em Ibarra, no Equador. A abertura teve como tema o “Intercâmbio entre os países e a constante modernização dos procedimentos dos diversos registros”. O evento, que encerra dia 26, tem como objetivo promover a troca de experiências e o desenvolvimento técnico-jurídico entre os países membros, visando à modernização e à eficiência da prestação do serviço registral.
No primeiro dia do Encontro, foram apresentados os temas “Registro da propriedade imobiliária: Modernização” e o “Princípio da concentração”. Representando o IRIB, o vice-presidente e oficial titular do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre/RS, João Pedro Lamana Paiva, participou da programação do evento, que acontece desde 1986 e reúne delegações de 14 países. Um dos fundadores do Comitê Latinoamericano de Consulta Registral (1986), o desembargador do TJRS e professor Décio Antônio Erpen, e a arquiteta Urbanística Juliana Erpen também estão presente.
Na manhã do dia 22, Lamana Paiva abordou, em sua palestra, o tema “Registro eletrônico”. A apresentação difundiu o sistema brasileiro aos países representados no evento, recebendo inúmeros elogios. Na sequencia, o vice-ministro de Justiça de Cuba, Francisco Henrique, relatou as etapas de desenvolvimento e aperfeiçoamento dos registros públicos em seu país. Segundo ele, o processo de aperfeiçoamento iniciou em 1998 e, em 2012, foi aprovado o Sistema de Registro Imobiliário , que não funcionava desde 1960. Ao final de sua palestra, Francisco expôs que irá se esforçar para que a próxima edição do evento seja realizado em Cuba.
Outros assuntos atuais e de grande interesse para a classe estão sendo tratados no XXVII Encontro, como “Fólio Real” e “Outros registros - automotor, comerciais, aviões e outros”.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 23.7.2014
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Corregedoria garante cidadania com o acesso aos serviços cartorários
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano