Em 31/10/2022

VIII Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico


Evento será realizado pelo Instituto Governança de Terras nos dias 29 e 30 de novembro.


O Instituto Governança de Terras (IGT) promoverá, nos dias 29 e 30 de novembro, o VIII Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico, que será realizado no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O evento tem como objetivo debater a problemática da posse e da propriedade da terra, cada vez mais presente na agenda nacional e internacional, principalmente quando perpassa outras questões relevantes para a conquista de um desenvolvimento sustentável. O seminário terá a participação do 1º Oficial do Registro de Imóveis de Campo Novo do Parecis/MT e Vice-Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), José de Arimatéia Barbosa.

Durante o seminário, serão abordados assuntos como integração de cadastros; avanços no Serviço Registral; regularização fundiária; desmatamento na Amazônia, entre outros. Além disso, o seminário promoverá apresentações acadêmicas de pesquisa; oficinas com palestrantes internacionais; mesas redondas com discussão de casos e debates. O evento tem como público alvo entidades governamentais; empresas de regularização fundiária; profissionais do setor florestal e agrícola; bancos; membros diversos da academia (estrangeiros e brasileiros); Registradores e Tabeliães; ONGs nacionais e internacionais e demais interessados no tema.

Saiba mais sobre o evento acessando a edição n. 54 do periódico IGT News.

Além disso, para se aprofundar no assunto, sugerimos a leitura do artigo intitulado "Caminho Aberto para o Registro Eletrônico", de autoria de José de Arimatéia Barbosa e Andréia Pignatti publicado no IGT News. A íntegra do artigo pode ser acessada aqui. Outro artigo de autoria de José de Arimatéia, intitulado "REGISTRO E CADASTRO – Uma experiência Luso-Brasileira", cuja leitura recomendamos, pode ser acessado aqui.

Para saber mais, acesse o site do IGT.

Fonte: IRIB com informações dos organizadores.



Compartilhe