Em 05/12/2022

VIII Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico: vídeos com os debates estão disponíveis


Saiba como foi o evento que teve participação do Vice-Presidente do IRIB. Assista aos vídeos!


Conforme divulgado anteriormente, o Instituto Governança de Terras (IGT) promoveu, nos dias 29 e 30 de novembro, o VIII Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico. O evento teve a participação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), representado por seu Vice-Presidente José de Arimatéia Barbosa. Os debates foram transmitidos ao vivo e estão disponibilizados no canal do IGT no YouTube.

De acordo com as informações enviadas ao Boletim do IRIB por José de Arimatéia, o seminário tratou, em síntese, da necessidade de integração de sistemas e informações fundiárias, especialmente dos diferentes cadastros nacionais em uma única base de referência, e destes com o sistema de registro de imóveis, para garantir a segurança jurídica das informações. Essa integração é essencial para um bom sistema de administração de terras no Brasil e tem como objetivo oferecer disponibilidade e transparência que vão facilitar o monitoramento de cadeias produtivas e o desenvolvimento econômico.

Outro assunto abordado no evento foi relacionado aos desafios e dificuldades da administração do território e da regularização fundiária por diferentes instituições, ressalvando-se os avanços e gargalos. Ao final, uma série de recomendações sobre como os temas discutidos no evento podem ser promovidos por ações concretas e tecnologias já disponíveis foram constituídas e integrarão um documento colaborativo que vai reunir todos os debates e sugestões apresentadas.

Assista a íntegra dos debates aqui.

Fonte: IRIB, com informações do IGT e de José de Arimatéia Barbosa.



Compartilhe