Em 31/03/2017

“Workshop Blockchain e o futuro Registro de Imóveis Eletrônico”


Evento, realizado pelo IRIB e ABDRI, reuniu 142 participantes presenciais e remotos


O “Workshop Blockchain e o Registro de Imóveis Eletrônico”, promovido nesta sexta-feira em São Paulo/SP (31/3), reuniu 142 participantes nas modalidades presencial e remota. Inscritos de 17 estados – CE, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PR, RJ, RN, RS, SC, SE, SP, TO e RO – puderam acompanhar as palestras por meio da transmissão simultânea pela internet.

Realizado pelo IRIB, o evento contou com o apoio da Associação Brasileira de Direito Registral Imobiliário – ABDRI.  As entidades vão disponibilizar, nas próximas semanas, aos inscritos no Workshop, vídeo com de todo o conteúdo do evento.



Segundo a coordenadora do Workshop, Adriana Jacoto Unger, o evento significa o primeiro passo para a aproximação do Registro Imobiliário e tecnologia de blockchain, áreas imprescindíveis para formulação de um projeto para a modernização do atual sistema de Registro Imobiliário. “A partir do debate ocorrido, poderemos formular uma visão conjunta sobre as diretrizes para a implantação do registro de imóveis eletrônico no Brasil, especialmente no que diz respeito à perspectiva interna do registro eletrônico de imóveis”, afirma.

Adriana Unger explica que foram selecionados os temas e palestrantes mais propícios para a aproximação do conhecimento em Registro Imobiliário e blockchain, visando reduzir a lacuna entre as áreas e nivelar o conhecimento dos participantes. "A Blockchain Academy realiza no Brasil um trabalho de incomparável qualidade na difusão do conhecimento e fomento de iniciativas utilizando blockchain, e os palestrantes, Rosine Kadamani e Edison Osório Junior têm inquestionável experiência no assunto e em outros projetos de blockchain na área jurídica". Eles apresentaram os temas “O que é Blockchain?” e “Tecnologia de blockchain”.

Também participaram da programação dois estudiosos do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis. O juiz substituto em Segundo Grau e membro da Comissão para Assuntos de Informática do Tribunal de Justiça de São Paulo, Antonio Carlos Alves Braga Jr., abordou o tema “Perspectivas para a escrituração digital do Registro de Imóveis”. O registrador de imóveis de Taboão da Serra/SP e integrante da Academia Brasileira de Direito Registral Imobiliário, Daniel Lago Rodrigues, palestrou sobre o assunto “Blockchain e o registro eletrônico imobiliário no Brasil”.

Faça o download das palestras

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB

Em 31.3.2017



Compartilhe