XLII Encontro Nacional: cerca de 300 participantes reúnem-se em Aracaju
Presidente Lamana Paiva ressaltou os desafios advindos do registro eletrônico de imóveis
“Entendemos que os registradores de imóveis estão legitimados a assumir o protagonismo no registro eletrônico de imóveis, que marca o começo de uma nova era na gestão dos registros públicos do país, não mais podendo ser olvidado ou subestimado”, afirmou o presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva, durante a solenidade de abertura do XLII Encontro dos Oficiais do Registro de Imóveis do Brasil, em Aracaju/SE.
Ponto alto das atividades anuais do IRIB, o evento começou ontem, segunda-feira, e prossegue até o dia 23, reunindo cerca de 300 participantes, de todas as regiões brasileiras.
Para o registrador de imóveis em Porto Alegre/RS, Lamana Paiva, a parceria entre o IRIB e a Associação dos Registradores imobiliários de São Paulo (ARISP), firmada em 2006 e renovada em 2015, será preponderante para que os serviços registrais imobiliários estejam prontos para atender às exigências do Provimento nº 47/2015, da Corregedoria Nacional de Justiça do CNJ.
Anfitriã do evento, a vice-presidente do IRIB para o Estado de Sergipe, Estelita Nunes de Oliveira, destacou a honra de receber, pela primeira vez, um Encontro Nacional do Instituto em Sergipe. “Estamos muitos felizes por fazer parte dessa história e surpresos com expressiva participação dos colegas notários e registradores. A tarefa foi um pouco árdua, mas contamos com o apoio de grandes amigos. Com a hospitalidade do povo sergipano, estamos aqui neste evento para proporcionar a aprendizagem, para que possamos enfrentar os desafios e dificuldades cotidianos”, encerrou.
Representando o Poder Judiciário, prestigiaram a cerimônia o corregedor-geral da Justiça do Estado de Sergipe, Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima; o coordenador das serventias extrajudiciais da Corregedoria Nacional de Justiça, Ricardo Dip; e Marcelo Guimarães Rodrigues, desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Completaram a mesa solene o vice-presidente do IRIB, Francisco Ventura de Toledo; o membro nato do Conselho Deliberativo, Ricardo Basto da Costa Coelho (representando o presidente da Anoreg-BR, Rogério Bacellar), o presidente do Colégio Notarial do Brasil, Ubiratan Pereira Guimarães; o diretor de Tecnologia do Instituto e presidente da ARISP, Flauzilino Araujo dos Santos; o presidente da Anoreg-SE, Sérgio Abi-Sáber Pedrosa; e o diretor de Eventos do IRIB, Jordan Fabricio Martins.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 20.10.2015
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Ricardo Dip ministra a palestra magna do Encontro Nacional
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório