BE4505
Compartilhe:
![]() |
|||||
|
|||||
IRIB participa do Seminário Internacional sobre Cadastro de Imóveis | |||||
Experiências do Brasil, França, Espanha e Alemanha foram demonstradas durante do evento | |||||
Promovido pela Receita Federal do Brasil, o Seminário Internacional sobre Cadastro de Bens Imóveis permitiu o debate e a difusão das experiências do Brasil, França, Espanha e Alemanha. O evento ocorreu na semana passada em Brasília/DF e contou com a participação do IRIB em todos os dias. Representando o Instituto, participaram o secretário geral, Frederico Jorge Assad; o 1º tesoureiro, Sérgio Busso; e a registradora de imóveis em Ribeirão Preto/SP, Mari Lúcia Carraro.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB |
|||||
![]() |
|||||
X Seminário Luso-Brasileiro-Espanhol de Direito Registral Imobiliário | |||||
Sérgio Jacomino, José de Arimatéia Barbosa, Eduardo Sócrates Castanheira e João Pedro Lamana Paiva participarão da programação do evento | |||||
A 10ª edição do Seminário Luso-Brasileiro-Espanhol de Direito Registral Imobiliário, que acontece nos dias 1º e 2 de dezembro, em Madri/Espanha, já tem a programação definida. O evento, promovido desde 2006, é uma realização conjunta do Centro de Estudos Notariais e Registrais da Faculdade de Direito de Coimbra (CENoR), do Colégio de Registradores da Espanha e do IRIB.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB |
|||||
![]() |
|||||
DNIT, IRIB e Anoreg firmam parceria para regularização de faixas de domínio | |||||
O acordo vai facilitar o acesso a documentos indispensáveis à demarcação das faixas de domínio das rodovias federais | |||||
O DNIT e o setor de cartórios, por meio da Associação Nacional de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) e do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), celebraram acordo para agilizar a implementação do Programa Federal de Faixas de Domínio, o ProFaixa. O ProFaixa vai formalizar a propriedade da rodovia e respectivas margens, identificando os terrenos e seus antigos donos, delimitando seus contornos e transferindo-os em definitivo para a União.
Fonte: Assessoria de Imprensa/DNIT, com alterações |
|||||
![]() |
|||||
![]() |
|||||
TJMG: Compra e venda. Firma individual – personalidade jurídica – ausência. | |||||
Não é possível o registro de escritura pública de compra e venda de imóvel em nome de firma individual, tendo em vista esta não possuir personalidade jurídica. | |||||
A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) julgou a Apelação Cível nº 1.0024.14.048525-1/001, onde se decidiu não ser possível o registro da escritura pública de compra e venda em nome de firma individual, tendo em vista a ausência de personalidade jurídica. O acórdão teve como Relator o Desembargador Wilson Benevides e o recurso foi, por unanimidade, julgado improvido.
Seleção: Consultoria do IRIB. |
|||||
![]() |
|||||
![]() |
|||||
Loteamento urbano. Edital – publicação. | |||||
Questão esclarece dúvida acerca da publicação de edital de loteamento urbano. | |||||
Nesta edição do Boletim Eletrônico esclarecemos dúvida acerca da publicação de edital de loteamento urbano. Veja nosso posicionamento sobre o assunto, valendo-se dos ensinamentos de João Baptista Galhardo:
Seleção: Consultoria do IRIB. |
|||||
![]() |
|||||
Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.
EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB
|
|||||
|
|||||
(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321 |
|||||
www.irib.org.br |
|||||
![]() ![]() |
Últimos boletins
-
BE 5798 - 01/04/2025
Confira nesta edição:
Conheça o IRIB Cultural: a loja virtual do IRIB! | Portaria CN-CNJ n. 18, de 28 de março de 2025 | Portaria MCID n. 318, de 28 de março de 2025 | Selo Cartório com Boas Práticas de Acessibilidade: inscrições abertas! | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Seminário: “La Estadística Registral: información de calidad para el sector público” | Tributação pelo IPTU de lote virtual constante do loteamento situado na área de expansão urbana – por Kiyoshi Harada | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5797 - 31/03/2025
Confira nesta edição:
Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Devedor é responsável pelo recolhimento do IPTU até o banco ser imitido na posse do imóvel | Certidões de processos de natureza cíveis e criminais poderão ser unificadas | Reforma Agrária: Governo Federal retoma compra de terras no Acre | Seminário: “Registro de Imóveis em perspectiva: inoponibilidade, legitimação e fé pública registral” | Seminário: “La Estadística Registral: información de calidad para el sector público” | CENoR: 2º módulo do Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – 2024/2025 | Biblioteca: Direito Agrário e Ambiental da Amazônia Brasileira – Peculiaridades Regionais – obra coletiva foi coordenada por Paulo Sérgio Sampaio Figueira e Rogério Reis Devisate | Smart contracts no Brasil: Desafios e limites da validade jurídica – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do TJRN | IRIB Responde.
-
BE 5796 - 28/03/2025
Confira nesta edição:
Presidente do IRIB ministrará Aula Magna em pós-graduação da Faculdade Baiana de Direito | Diretoria do IRIB grava depoimentos sobre o 3º Encontro de Associações Estaduais de Registro Imobiliário | Certidões fiscais para registro de imóveis poderão ser dispensadas | O papel dos Cartórios no enfrentamento à violência doméstica será tema de webinar | Seminário: “La Estadística Registral: información de calidad para el sector público” | Seminário: “Registro de Imóveis em perspectiva: inoponibilidade, legitimação e fé pública registral” | CENoR: 2º módulo do Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – 2024/2025 | O papel de notários e registradores no sistema brasileiro de precedentes – por Flávia Pereira Hill | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde | FAQ – Tecnologia e Registro.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Portaria CN-CNJ n. 18, de 28 de março de 2025
- Portaria MCID n. 318, de 28 de março de 2025
- Selo Cartório com Boas Práticas de Acessibilidade: inscrições abertas!