32º Encontro Regional do IRIB tem início em Salvador
Solenidade de abertura ocorreu na noite desta quinta-feira, 21/3, com a presença de cerca de 100 participantes
A situação dos serviços extrajudiciais do Estado da Bahia, privatizados em 2011 por meio de Lei Estadual 12.352/2011, foi a tônica da solenidade de abertura do 32º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis, na noite desta quinta-feira (21/3), em Salvador. Promovido pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), o evento – que se estende até sábado – reuniu cerca de 100 congressistas, entre registradores de imóveis, tabeliães, autoridades e servidores do Judiciário.
A mesa solene foi composta pelo presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho; o vice-presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva; o diretor de eventos, Jordan Fabrício Martins; a juíza-corregedora, Ana Conceição Barbuda Sanches Guimarães Ferreira; o procurador chefe da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, Elder dos Santos Verçosa; o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil – Anoreg-BR, Rogério Portugal Barcellar; a presidente da Associação de Notários e Registradores do Estado da Bahia, Conceição Aparecida Nobre Gaspar; a presidente do Sindicato Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia, Maria José Santos da Silva e o vice-presidente do IRIB para o Estado da Bahia, Vivaldo Afonso do Rego.
Em seu discurso, o presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho agradeceu aos presentes, ressaltando a função primordial do Instituto de difundir a doutrina registral e a correta aplicação das leis. Ele salientou a importância da função dos registradores desde os primórdios: “A sociedade sempre entendeu ser da maior importância o ato e o fato de registrar. Sem registro não há vida, não há propriedade, não há direito. Nós registradores, com nosso talento, inteligência, técnica e conhecimento, contribuímos para sedimentar dentro da Lei e do Direito o ser e o ter”, salientou.
A juíza auxiliar Ana Conceição Barbuda Sanches, que coordena as serventias extrajudiciais do Estado, representando a Corregedoria-Geral de Justiça, enfatizou as particularidades do momento de transição. “Hoje vivemos em uma fase com cartórios com delegações e outros sem delegação. Lamentavelmente não temos a Lei 12.352/2011 cumprida na sua plenitude. São 1477 cartórios a serem oferecidos em concurso público e, enquanto isso, a Corregedoria não se cansa de lutar contra qualquer tipo de mau atendimento, ausência de recursos tecnológicos e dificuldade de mão de obra. Viemos a este Encontro em busca de conhecimento e parcerias para minimizar esses problemas”, afirmou.
O presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar, aproveitou a oportunidade para parabenizar todos que se envolveram no processo de privatização dos serviços extrajudiciais baianos. “Parabenizo o colega Ricardo Coelho pela iniciativa de realizar em Salvador esse encontro. Sabemos que os registradores baianos estão carentes de conhecimento na área do registro imobiliário. Juntamente com o IRIB assumimos o compromisso, antes da privatização, de contribuir para a melhoria dos serviços dos notários e registradores prestados do Estado da Bahia. Esse é objetivo desse 32º Regional”
Veja a galeria de imagens
O evento tem o apoio da Anoreg/BA, da Anoreg/BR e do Sinpojud.
Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB
Em 21.3.2013
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Regularização fundiária de interesse social é tema da primeira palestra do 32º Encontro Regional
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Repercussão Geral: STF cria 77 temas em 2024
- Novos precedentes do TJ-SP sobre a renúncia prévia a direitos sucessórios
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.