Regularização fundiária de interesse social é tema da primeira palestra do 32º Encontro Regional
Painel foi comandado pelo vice-presidente do IRIB e registrador em Porto Alegre/RS, João Pedro Lamana Paiva
João Pedro Lamana Paiva abriu o ciclo de palestras do 32º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, na manhã desta sexta-feira (22), com o tema “Regularização Fundiária de Interesse Social”. O evento está sendo realizado em Salvador/BA e segue até sábado (23). Lamana Paiva é vice-presidente do IRIB e registrador em Porto Alegre/RS.
O professor disse que o inciso VII do art. 47 da Lei n. 11.977 conceitua a regularização fundiária de interesse social como sendo uma regularização fundiária de assentamentos irregulares ocupados, predominantemente, por população de baixa renda. “A regularização fundiária de interesse social foi o instituto jurídico mais inovador e revolucionário criado como instrumento de regularização imobiliária no país”, disse.
O processo de regularização fundiária, visando à regularização jurídica da propriedade imobiliária informal é recente e tem particularidades na ordem jurídica do País. “É a única hipótese, fora da via judicial, de formação de um título de propriedade para imóveis, fundado na posse prolongada, culminando com a aquisição da propriedade imobiliária por meio da usucapião”, pontuou Lamana. O vice-presidente explicou que para isso, opera-se a conversão de um título de posse (legitimação de posse) em um título de propriedade que tem por base a usucapião extrajudicial.
Ao fim da palestra, Lamana Paiva juntou-se ao presidente do IRIB, Ricardo Coelho, ao diretor de eventos, Jordan Martins, ao secretário-geral do IRIB, José Augusto Alves Pinto e ao 1º Tesoureiro do IRIB, Sérgio Busso para responder questionamentos da plateia.
O evento é realizado pelo IRIB com o apoio da Associação de Notários e Registradores do Estado da Bahia (Anoreg/BA), da Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud).
Galeria de fotos
Download da palestra
Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB Em 22.3.2013
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Compra e Venda é destaque em palestra do 32º Encontro Regional
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório