32º ENCONTRO REGIONAL: PROGRAMAÇÃO SEGUE TEMÁTICA DA COLEÇÃO CADERNOS IRIB
Tema da cartilha "Compra e Venda" será abordado por Maria do Carmo de Rezende Campos Couto
Salvador/BA receberá o 32º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis no período de 21 a 23 de março. A programação do evento contempla a temática da "Coleção Cadernos IRIB", lançada em 2012 e que já conta com cinco volumes publicados. Foram escolhidos quatro assuntos para serem abordados, são eles: Compra e Venda; O Direito de Superfície; A Dúvida Registrária e Regularização Fundiária de Interesse Social.
Compra e Venda é tema da primeira cartilha da Coleção publicada pelo IRIB. De autoria da registradora de imóveis em Atibaia/SP e membro do conselho editorial do IRIB, Maria do Carmo de Rezende Campos Couto, a obra está em sua segunda edição e trata do contrato bilateral pelo qual uma das partes (vendedor) se obriga a transferir a propriedade de um bem para outra parte (comprador), mediante certo preço em dinheiro ou valor fiduciário. O painel está programado para o dia 22 de março, de 14h30 às 16 horas.
A transferência efetiva da propriedade de um imóvel depende do registro de contrato ou da escritura de compra e venda no cartório de registro de imóveis. Segundo Maria do Carmo, somente a partir desse registro é que nasce o direito de propriedade com eficácia erga omnes, ou seja perante terceiros.
Devem ser abordados no painel: forma do título, elementos essenciais do contrato de compra e venda; cláusulas especiais; obrigação de não alienar; limitações à compra e venda; compra e venda bipartida; compra e venda com doação do dinheiro (doação moral); compra e venda de parte localizada em condomínio; mandato em causa própria, entre outros. Maria do Carmo Rezende é uma das coordenadoras da Coleção Cadernos IRIB em companhia de Francisco José Rezende dos Santos e Eduardo Pacheco Ribeiro Souza.
Outros dois autores de importantes obras da Coleção Cadernos IRIB participam da programação do Encontro: João Pedro Lamana Paiva, vice-presidente do IRIB; e Eduardo Sócrates Castanheira Filho, vice-presidente do IRIB para o Rio de Janeiro e integrante da Comissão do Pensamento Registral Imobiliário (CPRI).
Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 08.2.2013
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
IRIB OPINIÃO: "A portabilidade de financiamento imobiliário da Lei Federal n.º 12.703/2012 e seus reflexos"
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano