“A programação proposta para o Encontro Nacional representa com fidelidade a atual dinâmica dos registradores de imóveis”
A afirmação é de Sérgio Abi-Sáber Rodrigues Pedrosa, presidente da Anoreg-SE, insituição apoiadora do evento
No próximo mês, de 19 a 23 de outubro, acontecerá o XLII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, na cidade de Aracaju/SE. Promovido pelo IRIB, com o apoio da Associação de Notários e Registradores do Estado de Sergipe, o evento está com inscrições abertas e tarifas diferenciadas para associados de ambas as instituições.
Nesta edição do Boletim Eletrônico, o presidente da Anoreg-SE, Sérgio Abi-Sáber Rodrigues Pedrosa, concede entrevista sobre o Encontro, destacando a importância da participação da classe e da parceria com o IRIB.
BE: No próximo mês, a cidade de Aracaju/SE receberá a 42ª edição do Encontro Nacional do IRIB. Qual é a sua opinião, como presidente da Anoreg-SE, instituição apoiadora do evento, sobre a participação da classe notarial e registral, no Encontro que terá como tema central o “Registro eletrônico de imóveis”?
Sérgio Pedrosa: É com grande orgulho que os sergipanos recebem a 42ª edição do Encontro Nacional do IRIB. O Instituto tem o histórico e a legitimidade de sempre pautar temas de relevo para os registradores de imóveis. Neste momento, em que os notários e registradores brasileiros têm sofrido ataques intensos e desprovidos de fundamentos legais e históricos, parece-me que o Registro de Imóveis em formato eletrônico é tema fundamental e urgente para reafirmação de nossa competência e proatividade em atender às demandas da sociedade, do mercado e do Estado.
Qual é a importância dessa parceria entre o IRIB e as Anoreg’s nos eventos promovidos em prol da classe notarial e registral?
Tenho observado que, ao longo dos anos, um dos principais motivos da trajetória conturbada das Notas e Registros Públicos brasileiros é justamente a ausência de entendimentos e discursos convergentes. Assim, a importância de parceria efetiva revela-se fundamental para superação dos desafios que se apresentam.
O Encontro discutirá a usucapião administrativa, Sigef, regularização fundiária, compra e venda, além dos temas que abrangem do registro eletrônico de imóveis. Qual a importância desse debate?
A programação proposta para o evento representa com fidelidade a atual dinâmica dos registradores de imóveis. Os cartórios extrajudiciais sempre atenderam com competência e eficiência as atribuições e demandas recebidas, demonstrando ser historicamente uma instituição confiável e sólida. Creio que o IRIB, através da liderança e competência do presidente Lamana Paiva, alcançará o que penso ser o maior desafio do Registro de Imóveis na atualidade, uma concreta e efetiva integração para os serviços eletrônicos em todo o território nacional.
Além da programação de palestras, serão promovidas atividades de integração para os congressistas. O que tem sido planejado pelos anfitriões do evento?
Sergipe é um estado repleto de cultura, música e com belezas naturais que representam bem a diversidade nacional. No Litoral Norte, pode-se visitar a Barra dos Coqueiros, o Pirambu e o Pantanal de Pacatuba. No Litoral Sul, a Praia da Caueira e a Praia do Saco. As cidades históricas de São Cristóvão e de Laranjeiras. O Parque dos Falcões, em Itabaiana. Há, ainda, o cânion alagado do Xingó, no Rio São Francisco, na cidade de Canindé de São Francisco.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 29.9.2015
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
TJMG: Desmembramento. Área remanescente. Área pertencente a cada condômino – incerteza. Georreferenciamento. Especialidade objetiva.
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório