A revolução da arbitragem pelo blockchain e sua aplicação nos litígios imobiliários: o modelo da plataforma Kleros e a possibilidade de atuação de notários e registradores
Confira o artigo de autoria de Lucas Furlan Sabbag publicado no Migalhas.
O portal Migalhas publicou o artigo de autoria de Lucas Furlan Sabbag intitulado “A revolução da arbitragem pelo blockchain e sua aplicação nos litígios imobiliários: o modelo da plataforma Kleros e a possibilidade de atuação de notários e registradores”. No artigo, Sabbag esclarece os leitores acerca da chamada Resolução Online de Disputas (Online Dispute Resolution – ODR), bem como da plataforma Kleros, criada como uma alternativa à arbitragem convencional, com o objetivo de solucionar os problemas de acesso, custo, complexidade e eficiência existentes nas soluções de resolução de conflitos tradicionais, liberando os Tribunais convencionais dessa tarefa. Após discorrer sobre temas como os empreendimentos imobiliários e a litigiosidade e a implementação da plataforma por meio do Extrajudicial, dentre outros, conclui o autor que “a aplicação de uma ferramenta para ODR em blockchain aos litígios imobiliários é algo que se apresenta como uma alternativa eficiente e segura, desde que regulamentada administrativamente pelo Poder Judiciário, e sempre sob a presidência jurídica de notários e registradores.”
Leia a íntegra do artigo no Migalhas.
Fonte: IRIB, com informações do Migalhas.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Imóvel rural. Compra e Venda – fração ideal – escritura pública. Descrição precária. Retificação de área. Medidas – inserção. Especialidade Objetiva.
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório