Agência Brasil: divórcios extrajudiciais ultrapassam a marca de 1 milhão
Notícia destaca prestação do serviço extrajudicial e celeridade em comparação com o judicial.
A Agência Brasil publicou, em 06/09/2023, a notícia intitulada “Brasil ultrapassa a marca de 1 milhão de divórcios extrajudiciais”. A notícia destaca a celeridade do procedimento extrajudicial, realizado nos Cartórios, em comparação aos divórcios judiciais. A informação foi fornecida pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB).
Segundo a notícia, o CNB informou que, de 2007, ano da publicação da Lei n. 11.441/2007, até junho de 2023, já haviam sido praticados 1.025.205 procedimentos. Para o CNB/SP, “foi uma decisão acertada do legislador, que viu nos cartórios e nos tabeliães uma forma rápida de desburocratizar o dia a dia do cidadão”, afirmou Andrey Guimarães Duarte, Vice-Presidente da entidade.
A Agência Brasil também ressaltou que, “em 2020, por causa do lockdown imposto pela pandemia, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) liberou que os cartórios fizessem os atos de forma online.” Duarte acrescentou que “a facilidade, somada ao fato de muitos casais estarem confinados, fez o número de divórcios aumentar consideravelmente.”
Outras informações interessantes foram divulgadas. “De acordo com o último relatório Estatísticas do Registro Civil, divulgado em fevereiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país teve, em 2021, 386.813 divórcios concedidos em primeira instância judicial ou realizados por escrituras extrajudiciais, o que representa um aumento de 16,8% em relação a 2020 (331.185). Os divórcios judiciais concedidos em primeira instância somaram 299.846 (77,5% do total no país). Desses, quase a metade (48,5%) foi de cônjuges com filhos menores de idade, ou seja, inabilitados para a modalidade extrajudicial”, ressalta a notícia.
Fonte: IRIB, com informações da Agência Brasil.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
STF julga inconstitucional dispositivo da Lei n. 8.935/1994
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Parcelamento do solo urbano. Desmembramento. Via pública – regularização. Infraestrutura urbana básica – ausência. Inviabilidade.
- Tokenização imobiliária: Mercado deve estar atento com o futuro da consulta pública da CVM para regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais
- CNMP regula atuação do MP em inventários com crianças, adolescentes e incapazes