Em 29/01/2024

Agência Brasil publica matéria sobre imóveis adquiridos pela Vale em Brumadinho


Segundo a notícia, cerca de 180 casas e terrenos foram vendidos para a mineradora.


Completados cinco anos desde o rompimento da barragem de rejeitos da Vale em Brumadinho/MG, a Agência Brasil publicou uma matéria assinada por Léo Rodrigues destacando a incerteza do destino dos imóveis nas comunidades Parque da Cachoeira e Córrego do Feijão, adquiridos dos moradores pela mineradora.

A matéria aponta que, nestes imóveis, janelas e portas estão fechadas, com mato alto e nenhum sinal de pessoas morando ali. Segundo a Agência, “a mineradora não informou o total de terrenos e casas adquiridos. Em Parque da Cachoeira, localizada próximo ao ponto onde os rejeitos atingiram o Rio Paraopeba, moradores informaram que cerca de 180 casas e terrenos foram vendidos para a Vale. Também contam que a maioria das famílias que fizeram essa negociação se mudaram de lá.  No Córrego do Feijão, em algumas ruas, há mais imóveis com essas placas do que sem elas.” A Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (AEDAS), entidade escolhida pelos próprios atingidos para prestar assessoria técnica ressaltou que “‘o dano ao imóvel, à estrutura, ao terreno tem que ser indenizado pela Vale. Compra de imóvel não é indenização.’ ” 

A Agência Brasil também destacou que, “segundo nota da mineradora, o destino das casas adquiridas ainda é incerto. ‘Atualmente, está em andamento um estudo para avaliar o uso futuro desses imóveis, considerando as demandas e características da região’”.

A íntegra da matéria pode ser lida aqui.

Fonte: IRIB, com informações da Agência Brasil.



Compartilhe