ALE/AM: Ale/AM aprova PL que determina transparência na concessão de títulos de terra
O Projeto de Lei (PL) é de autoria do deputado Delegado Péricles (PSL) e institui que todos os dados referentes à política fundiária e habitacional do Estado sejam disponibilizados no Portal de Transparência.
A obrigatoriedade de transparência na concessão de títulos de terras expedidos pelo Estado em favor de particulares foi aprovada, na manhã desta quinta-feira (12), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O Projeto de Lei (PL) é de autoria do deputado Delegado Péricles (PSL) e institui que todos os dados referentes à política fundiária e habitacional do Estado sejam disponibilizados no Portal de Transparência. O PL segue para a sanção do governo.
“Combater o benefícios e privilégios de determinados grupos em detrimento da população tem de ser prioridade em todos os segmentos do nosso Estado. Eu defendo a transparência e, considerando tantos acontecimentos recentes de desvios neste benefício/direito, fico feliz em ter aprovado projeto que reforça, não só meu posicionamento, mas o direito ao livre acesso à informação pela população sem que ela tenha que necessariamente recorrer a requerimentos para isso”, afirmou.
De acordo com o PL, a publicação deve conter: nome completo e cpf dos beneficiários e cônjuges; área do imóvel e disponibilização das informações relativas à plotagem e ao georreferenciamento. O valor cobrado pelo título e o destaque em negrito ou vermelho os beneficiários que tiverem sido contemplados com mais de cinco títulos nos últimos cinco anos, considerando também os seus cônjuges.
“A proposta é que também sejam destacados os nomes dos beneficiários que sejam parentes entre si até o terceiro grau, por parentesco ou afinidade”, concluiu o parlamentar.
Fonte: ALE/AM
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
CGJ/MA: Corregedoria orienta cartorários sobre Selo de Fiscalização Eletrônico no Maranhão
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório