ANOREG/BR promove Coquetel de Posse para celebrar a eleição da nova Diretoria Executiva
Evento também foi marcado pela inauguração da Biblioteca, do Museu e da nova sede da ENNOR. IRIB esteve presente.
Foi realizado na noite de ontem, 14/09/2022, em Brasília, pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR), o Coquetel de Posse para celebrar a eleição da nova Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal e do Conselho de Ética da Associação, bem como a inauguração da Biblioteca, do Museu Nacional de Notários e Registradores e da nova sede da Escola Nacional dos Notários e Registradores (ENNOR), mantida pela ANOREG/BR e pela Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR). O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), representado por seu Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, Jordan Fabrício Martins e José de Arimatéia Barbosa, esteve presente.
Segundo as informações divulgadas pela Assessoria de Comunicação da ANOREG/BR, o Presidente eleito, Rogério Portugal Bacellar, proferiu discurso voltado à união da atividade e ao trabalho conjunto de notários e registradores em prol do desenvolvimento da atividade extrajudicial: “Preciso de todos vocês para que possamos fazer uma gestão forte. Que trabalhemos unidos, que tenhamos dedicação, garra e muita vontade de fazer diferente e fazer melhor. Que as diferentes especialidades trabalhem unidas com a Anoreg/BR e, quando houver assuntos divergentes, que possamos sentar e buscar o entendimento”, afrmou. Bacellar ainda destacou a união da Anoreg/BR e da CNR. “As duas marcas caminharão unidas em prol de nossa atividade”, declarou o Presidente de ambas as entidades. A cerimônia também empossou os demais membros da Diretoria executiva: Ari Álvares Pires Neto (Primeiro Vice-Presidente), José Marcelo de Castro Lima Filho (Segundo Vice-Presidente), Germano Toscano de Brito (Secretário-geral), Mc Arthur Di Andrade Camargo (Diretor Financeiro) e Moema Locatelli Belluzzo (Diretora Financeira Adjunta). Os demais membros que compõe a nova diretoria eleita tomaram posse diretamente na secretaria da entidade após a cerimonia oficial. O Vice-Presidente do IRIB também integra a nova diretoria, sendo empossado como um dos membros titulares do Conselho Fiscal da entidade.
Diversas autoridades participaram da cerimônia. Dentre elas, a ex-Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Maria Tereza Uille Gomes. De acordo com Maria Tereza, “a ANOREG/BR terá um futuro brilhante, com muitos projetos a construir e o empenho e trabalho do Rogério, que todos nós já conhecemos e sabemos de sua dinâmica.”
Inaugurações
Além da posse da nova Diretoria, o evento também celebrou inauguração da sede da ENNOR, da Biblioteca da entidade e do Museu Nacional de Notários e Registradores simultâneamente. “Atendemos a uma demanda do Ministério da Educação (MEC) e também estamos valorizando a história de nossa atividade”, disse Bacellar no ato de inauguração, que foi realizada ao lado do Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Desembargador José Cruz Macedo; do Vice-Presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Ministro Péricles Aurélio Lima de Queiroz, e da ex-Conselheira do CNJ, Maria Tereza Uille Gomes.
O espaço, denominado Antônio Soares Penteado, homenageia um importante nome da atividade notarial e registral brasileira, que esteve presente em momentos cruciais do segmento e profundo conhecedor e estudioso da prática diária e jurídica. No Museu podem ser encontradas máquinas antigas, documentos históricos de leis, normas e fundações, além de registros históricos de pessoas que marcaram época no Brasil ou que simbolizaram momentos icônicos da trajetória nacional, como a escravidão, a república e o império.
Por sua vez, a ENNOR conta com uma ampla sala de aula, com capacidade para mais de 50 alunos e que receberá treinamentos presenciais constantes promovidos pela entidade. A estrutura ainda dispõe de dois espaços voltados à literatura extrajudicial, com a possibilidade de consultas de obras em meio físico e também digital.
Hino dos Notários e Registradores do Brasil
A cerimônia também foi marcada pelo lançamento do Hino dos Notários e Registradores do Brasil, composto por Chico da Silva, cantor e compositor de letras de toadas na região Amazônia. O projeto foi criado por Bacellar e pelo Vice-Presidente da ANOREG/BR, José Marcelo de Castro Lima Filho, em parceria com Chico da Silva.
Segundo José Marcelo, o Hino, fruto de um trabalho de 12 meses, “simboliza, por intermédio de uma canção, a história, a missão e a importância dos notários e registradores para o desenvolvimento do país e do povo brasileiro e deve ser encampado nos eventos solenes de todas as atribuições, transmitindo o espírito de união tão necessário ao fortalecimento institucional da nossa atividade”.
Conheça a letra do Hino dos Notários e Registradores do Brasil:
Hino dos notários e registradores do Brasil
Viva a história dos notários e registradores do Brasil
Honra e glória pros notários
E registradores do Brasil
Patriotas imbuídos da missão
De lavrar, de proteger e resguardar
A história oficial de uma nação
De um povo valoroso, aguerrido
E sem igual
Um país pra nossa gente se orgulhar
Com justiça social, nós queremos construir
Mantendo e regulando a segurança em sociedade
Um direito justo ideal
Somos uma força, poderosa
Escrita em livros e pendões
Interligando todos os rincões desse país
Uma força motriz
Sublime a se espraiar
Por entre montanhas
Selvas e rios,
Somos os cartórios do Brasil
Vinde esperança, vinde bravura
Com fé e devoção
Lutemos pela paz,
Enquanto cidadão, união,
Pela nossa pátria mãe
Viva a história gloriosa dos notários e registradores do Brasil.
Chico da Silva
Veja mais algumas fotos do evento:
Saiba mais:
- Anoreg/BR empossa sua nova Diretoria em cerimônia oficial em Brasília (DF).
- Anoreg/BR inaugura Escola, Museu e Biblioteca em posse de sua nova Diretoria.
- Anoreg/BR e CNB lançam Hino dos Notários e Registradores do Brasil.
Fonte: IRIB, com informações da Assessoria de Comunicação da ANOREG/BR e fotos de Jordan Fabrício Martins e José de Arimatéia Barbosa.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Instrução Normativa MDR n. 31, de 14 de setembro de 2022
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano