Em 02/08/2018
Anoreg/MT: Anoreg/MT promoverá curso sobre “Procedimentos e cobrança de emolumentos no instituto alienação fiduciária de coisa imóvel”
A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) promoverá no dia 9 de agosto, das 13h às 19h, o curso “Procedimentos e cobrança de emolumentos no instituto alienação fiduciária de coisa imóvel”
A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) promoverá no dia 9 de agosto, das 13h às 19h, o curso “Procedimentos e cobrança de emolumentos no instituto alienação fiduciária de coisa imóvel”, cujos palestrantes serão a diretora de Tecnologia da Anoreg-MT, Maria Aparecida Bianchin Pacheco; o vice-presidente, Elmucio Jacinto Moreira; e o colaborador Matheus Nascimento. A capacitação será destinada somente aos titulares, substitutos e seus colaboradores, e a inscrição é um quilo de alimento não perecível.
Maria Aparecida Bianchin registrou ser imprescindível a participação de todos os cartórios de registro de imóveis e de títulos e documentos. “A adesão de todos os colegas é muito importante para padronizarmos os atos a serem praticados envolvendo contratos de alienação fiduciária junto à Caixa Econômica Federal (CEF). A Anoreg-MT desenvolveu um aplicativo que funciona dentro da Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI-ALIENAÇÃO) para o encaminhamento e acompanhamento dos procedimentos de notificação do devedor e/ou fiduciante, até a consolidação da propriedade, nos moldes estabelecidos pela Lei Federal nº 9.514/97, bem como as alterações na Consolidação das Normas da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Mato Grosso (CGJ-MT) e da Lei 13.465/2017, ou seja, tudo será mais célere, garantindo aos credores fiduciários mais rapidez e segurança nos atos praticados”.
A diretora de Tecnologia da Anoreg-MT acrescentou que o projeto piloto foi realizado nos Cartórios do 1º e 5º Ofícios de Cuiabá. “Os trabalhos se desenvolveram e, nesse período, vislumbramos a necessidade de ajustes tanto pelas serventias quanto pela Caixa Econômica, razão pela qual nos motivou a requerer à CGJ-MT prazo para concluir a primeira etapa, o que foi deferido. Após, os 1º Ofícios de Lucas do Rio Verde e de Campo Novo do Parecis e 6º Ofício de Cuiabá iniciaram a segunda etapa, sendo que, dos 85 cartórios de registro de imóveis e de títulos e documentos no Estado, 33 já receberam treinamento sobre o funcionamento do aplicativo, que está em fase de implantação definitiva desde o dia 15 de junho deste ano”.
“Sendo assim, peço que todas as serventias compareçam ao curso para que possamos adotar uma padronização nos serviços e para que não tenhamos problemas na implantação definitiva do sistema. Somos uma classe que se fortalece cada vez mais e conto com a presença de todos vocês”, finalizou Maria Aparecida Bianchin Pacheco.
Fonte: Anoreg-MT
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Prefeitura de Santa Maria: Prefeitura e Cartório de Registro de Imóveis se reúnem para padronizar documentações exigidas (RS)
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano