Em 13/05/2022

Anoreg-MT é a primeira a aderir à campanha “Cartório Plural”


Campanha é uma iniciativa da ANOREG/BR.


A Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg/MT) é a primeira instituição estadual a aderir à campanha “Cartório Plural”, criada pela Anoreg-BR. O objetivo é certificar as unidades que estimulam a diversidade em seu ambiente de trabalho, assim como esclarecer e orientar a população sobre os atos que os podem ser realizados nos cartórios para garantir os direitos individuais e, assim, promover e garantir a diversidade e a igualdade na sociedade.

“É com muito orgulho e prazer que aderimos a mais essa campanha promovida pela Anoreg-BR, que visa a inclusão de pessoas de todos os gêneros, cor, credo, etnia, inclusive portadoras de deficiência. Aqui em Mato Grosso já estamos divulgando a campanha junto aos cartórios, pois é mais uma oportunidade que temos de disseminar a importância da inclusão social, e tenho certeza que todos abraçarão a ideia”, destacou a presidente da Anoreg-MT, Velenice Dias.

A campanha também busca certificar os cartórios que possuem uma equipe diversa e uma estrutura inclusiva através do selo “Meu Cartório é Plural”. Todas as Anoregs estaduais e cartórios que aderirem à campanha receberão da Anoreg-BR materiais de divulgação para que a campanha seja divulgada em seus estabelecimentos e a seus associados. Os materiais disponibilizados incluem artes para posts nas redes sociais, vídeos, cartazes, logotipos e cartilha.

A cartilha elaborada pela Anoreg-BR para divulgação conta com todas as informações detalhadas da campanha, explicando como aderir e receber o selo “Meu Cartório é Plural”. Além disso, traz todos os serviços detalhados sobre inclusão e preservação da dignidade da pessoa humana realizados pelos cartórios brasileiros, com todas as informações necessárias para disseminação entre os usuários dos serviços.

Selo “Meu Cartório é Plural”

A Anoreg-BR vai certificar as unidades que aderirem à campanha e se enquadrarem em mais quesitos de inclusão: ter atendimento em Libras, ter 50% ou mais de mulheres na equipe, ter pessoas negras na sua equipe e possuir espaço adaptado para pessoas com deficiência (banheiro adaptado, balcão rebaixado, rampa de acesso, piso tátil).

Para aderir à campanha, os cartórios e as Anoregs estaduais podem acessar o formulário de adesão comprometendo-se a divulgar as ações em suas localidades, visando a participação massiva das unidades extrajudiciais. Por meio do mesmo formulário, os Cartórios vão se inscrever para receber o selo “Meu Cartório é Plural”. Ao final da aplicação serão disponibilizados todos os materiais de divulgação da campanha “Cartório Plural” e o selo “Meu Cartório é Plural” para as serventias que se classificarem nos requisitos exigidos.

Com informações da Anoreg/BR

Fonte: ANOREG/MT.



Compartilhe