Em 31/05/2024

ANOREG/MT: Mapeamento digital de terras impulsiona crescimento e Agronegócio


Medida traz maior segurança jurídica e possibilidade de monitoramento ambiental.


Com a utilização de tecnologias avançadas para criar mapas detalhados das propriedades rurais, o mapeamento digital de terras no Estado de Mato Grosso promete inovação e modernização de suas práticas agrícolas, na medida em que transforma a maneira como as propriedades rurais são gerenciadas e propicia avanços no setor do Agronegócio.

Segundo a notícia publicada pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (ANOREG/MT), o sistema utiliza ferramentas como satélites, drones e sistemas de georreferenciamento para criar mapas detalhados das propriedades rurais, oferecendo uma visão precisa das características do solo, relevo, uso da terra e infraestrutura disponível e permitindo um planejamento mais eficiente e sustentável.

A ANOREG/MT também destacou que “os cartórios são essenciais para a validação e formalização dos dados obtidos pelo mapeamento digital. Eles garantem a segurança jurídica das informações, certificando a titularidade e os limites das propriedades. Esta segurança é fundamental para que os produtores possam usufruir plenamente dos benefícios do mapeamento digital.

Elder Jacarandá, advogado do Instituto de Terras do Mato Grosso (INTERMAT), ressalta que, no período entre 2018 e 2023, foram georreferenciados 6.152.000 hectares. “Então você pega uma área que foi feito o georreferenciamento e faz um link entre Sigef para o Instituto de Terras, Instituto de Terras da União e do estado, e faz a regularização junto ao cartório […], o ordenamento territorial começa com essa organização”, esclarece.

A notícia ainda indica como benefícios do mapeamento digital a segurança jurídica e regularização dos imóveis; a facilitação do crédito agrícola; e o monitoramento ambiental.

Fonte: IRIB, com informações da ANOREG/MT. 



Compartilhe