Anoreg/MT participou da apresentação do projeto de regularização fundiária urbana "Papel Passado"
Objetivo é regularizar mais de 12,4 mil lotes em todo o estado
A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) participou no dia 13/8, da apresentação do projeto de regularização fundiária urbana em 35 municípios do estado da Secretaria de Estado das Cidades (Secid). Orçado em R$ 10,5 milhões, a ação faz parte do programa do Ministério das Cidades "Papel Passado" e será executado em parceria com movimentos sociais e prefeituras.
Segundo a coordenadora administrativa, Andreia Ferreira, que representou a associação no evento, o objetivo é regularizar mais de 12,4 mil lotes em todo o estado. “Nós sabemos que a falta de titulação dos terrenos urbanos provoca impactos no desenvolvimento econômico e social na gestão de uma cidade. E a Anoreg/MT juntamente com o Governo Federal, Estadual e Municipais estão engajados na regularização fundiária”, disse.
Cláudio Miranda, secretário adjunto de Políticas Urbanas da Secid, apresentou o funcionamento do projeto aos executivos municipais, estaduais e lideranças comunitárias. Ele ainda reforçou a importância da integração entre os órgãos participantes da iniciativa para que os processos de regularização fundiária sejam concluídos no menor tempo possível. A previsão para execução do projeto é de 12 meses. "Vamos trabalhar com solução de conflitos, justiça social e diversos outros problemas relacionados à regularização fundiária. São questões que serão solucionadas por cada órgão participante do projeto. A expectativa do Governo é que após a concretização dessa primeira edição, ampliemos o projeto para abranger outras cidades do Estado", afirmou.
Diretor de Regularização Fundiária Urbana do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Joelson Ticianel, destacou ainda a parceria da Anoreg/MT e Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) nos processos de regularização no Estado. Segundo ele, os órgãos vêm contribuindo para a celeridade das ações. Sobre a participação do Instituto nesta nova etapa do processo de regularização em Mato Grosso, Joelson salientou que o órgão está à disposição do Governo. "Queremos muito que a regularização saia do papel e seja concretizada em Mato Grosso".
Fonte: Anoreg/MT com Secid
Em 13.8.2015
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
TJSC divulga resultado final do concurso de ingresso na atividade notarial e registral
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano