Aplicativo TJBA Mobile agora permite consultar DAJE e selo digital
Em menos de uma semana, desde a implementação dos recursos, já foram realizadas mais de 600 consultas de pagamento de DAJEs e cerca de 400 averiguações de autenticidade de selos digitais
O aplicativo para smartphones e tablets do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), o TJBA Mobile, acaba de ganhar duas novas funcionalidades. Agora, o app permite que os usuários consultem o status do pagamento de Documentos de Arrecadação Judicial e Extrajudicial (DAJE), além de permitir a verificação da autenticidade de selos digitais, que são utilizados em atos de serventias extrajudiciais.
As novas funcionalidades já estão disponíveis para os usuários do sistema iOS (iPod, iPhone e iPad) e do sistema Android, bastando atualizar o aplicativo para utilizá-las. Em menos de uma semana desde a implementação dos recursos, já foram realizadas mais de 600 consultas de pagamento de DAJEs e cerca de 400 averiguações de autenticidade de selos digitais.
Além das novas funções, o app também permite consultar processos nos sistemas do Judiciário baiano, as pautas de julgamento das câmaras e do Tribunal Pleno, o Diário da Justiça Eletrônico (DJE) e jurisprudências diversas.
Desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim) do TJBA, o app é uma importante iniciativa do Tribunal de Justiça da Bahia para democratizar a Justiça na Era Digital. Este ano, o aplicativo foi selecionado entre diversos projetos do Judiciário de todo o País para ser apresentado no 8º Congresso de Inovação no Poder Judiciário – CONIP Judiciário, um fórum de debates sobre as possibilidades do uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos processos de inovação e modernização do Poder Judiciário.
Selo digital
O selo digital, que possibilita ao TJBA fiscalizar de forma mais eficiente o valor recolhido e os atos praticados pelos cartórios extrajudiciais, foi regulamentado por decreto judiciário nesta terça-feira (17/12). Também desenvolvido pela Setim, o selo dá segurança jurídica aos atos, beneficiando os cidadãos, além de evitar a evasão fiscal.
Desde o início de sua implantação, quase 130 mil selos já foram gerados, dos quais mais de 30 mil foram emitidos por cartórios extrajudiciais que possuem delegatários. Atualmente, 94 unidades de todo o Estado já utilizam o selo de autenticidade digital, e a expectativa é que, até o fim de 2014, todas as serventias extrajudiciais já funcionem com o mecanismo.
Dentre as transações que utilizam o selo eletrônico estão o reconhecimento de firma, autenticação, confecção e guarda do primeiro cartão de autógrafo, dentre outros. Para confirmar a veracidade do ato praticado, basta acessar o link do DAJE Eletrônico no portal do TJBA ou utilizar o TJBA Mobile.
Clique aqui e leia o Decreto Judiciário nº. 1113
Eventuais dúvidas sobre o selo digital podem ser esclarecidas pelo Service Desk do Tribunal através do telefone 0800 071 8522.
Fonte: Agência TJBA de Notícias
Em 18.12.2013
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Plenário do STF aplica multa e indenização por recursos que impedem reintegração de posse de imóvel
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano